quinta, 18 de abril de 2024
Geral
14/11/2018 | 17:41

Socialização do projeto 'E se eu fosse você?' foi nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (14) ocorreu a socialização das atividades realizadas ao longo do ano pelo projeto “E se eu fosse você?”, do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação. A socialização foi no auditório do CEM Antonio Lucio e reuniu professoras multiplicadoras do projeto.

O "E se eu fosse você?" foi criado pelas professoras do NEI Odácia Tereza Damásio, Sandra Eliane Runke Santos e Suélen Mateus Albini da Silva em 2016, tomando proporções tão grandes que foi institucionalizado e, neste ano, entrou para a lista de projetos realizados pelos Núcleos de Educação Infantil da cidade. “Os professores envolveram não só as crianças, mas também as famílias, funcionários das unidades e toda a comunidade escolar”, disse a técnica pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Deize Michele Friedrich.

Um dos objetivos do projeto é propagar a empatia e o respeito desde cedo nas crianças para que se tornem adultos mais justos e cidadãos. As atividades realizadas são lúdicas, de acordo com a faixa etária do pequeno e vão desde interação com cães-guia até visita em comunidade quilombola. Todas as ações foram realizadas para que as crianças pudessem se colocar no lugar do outro e vivessem em harmonia com as diferenças.

“A ideia do projeto surgiu de uma necessidade nossa, já que percebemos que algumas crianças se isolavam durante as brincadeiras”, contou Sandra. “Não queríamos fazer um projeto sobre o combate ao bullying, mas sim sobre a prevenção para que esse tipo de situação não aconteça”, disse Suélen.

Durante a socialização houve apresentação em vídeo das atividades feitas ao longo do ano e uma roda de conversa entre as professoras sobre as impressões e resultados que obtiveram com o projeto. “Eu penso que o projeto é bem positivo, amplia a construção de mundo da criança, onde ela passa a perceber o outro, perceber que a diferença faz parte do crescimento", relatou a professora do Maternal I do NEI Taquaras, Aline Cristina Pinheiro.

PROJETO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE

O projeto “E se eu fosse você?” é um case de sucesso internacional. Em março do ano passado ele foi apresentado no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, em Porto Alegre.

Já em novembro, o projeto foi o vencedor do Prêmio Ana Moreira de Educação Transformadora, entregue durante o Congresso Catarinense de Educação (CONCATE), em Itajaí.

Para acompanhar algumas ações do projeto, acesse a página do "E se eu fosse você" no Facebook.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS