quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/11/2018 | 13:34

Cidades da AMFRI fazem mês de atividades focadas na prevenção e resiliência

Os desastres naturais de 2008 marcaram Balneário Camboriú, Santa Catarina e principalmente o Vale do Itajaí. A tragédia completa 10 anos neste mês e, para relembrar e refletir sobre a importância das políticas nacionais e internacionais de Redução de Risco e Desastres (RRD), durante todo o mês a Secretaria de Estado da Defesa Civil, a Prefeitura de Balneário Camboriú e outras cidades da região vão desenvolver atividades com relação ao tema.

Entre as ações está o Seminário Regional voltado ao Fortalecimento da Cooperação e Resiliência que acontece no dia 22 de novembro, no Centreventos, em Itajaí. O evento contará com exposição das agências que atuam na resposta a desastres e organizações de ensino que produzem conhecimento na área. Os objetivos serão fortalecer a cooperação, a resiliência e o debate sobre a Proteção e Defesa Civil com foco na redução de risco de desastres, formalizar a rede de pesquisa e estudo sobre risco e desastre na foz do Rio Itajaí, possibilitar a integração da região e fortalecer o colegiado de Defesa Civil e o GRAC regional.

“Estas ações surgem da importância de destacar a importância e relevância das políticas públicas, ações e programas de Redução de Risco e Desastres, fazendo com que se perceba que as mesmas ocorrem diariamente e não só quando acontecem os eventos adversos, possibilitando assim uma maior capacidade de resiliência dos municípios frente aos mesmos”, destaca o engenheiro ambiental da AMFRI, Leandro Freitas.

Os onze municípios da AMFRI - Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Navegantes, Penha, e Porto Belo, juntamente com Barra Velha, Brusque, Blumenau, Camboriú, Canelinha, Gaspar, Massaranduba, São João do Itaperiú e Tijucas realizarão diversas atividades preventivas durante novembro.

Nestas primeiras semanas haverá treinamentos, caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, simulados, sessão solene na Câmara de Vereadores, plantio de mudas, visando ampliar a consciência de proteção na população. O principal dia de ações desta primeira quinzena de novembro será às 16h da próxima terça-feira (13), onde todos os municípios da AMFRI promoverão treinamentos de Rotas de Fugas em escolas buscando a conscientização de crianças e adolescentes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS