sexta, 29 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
09/11/2018 | 11:06

Casos de meningite caem pela metade em Itajaí

Esta semana mais um caso de meningite viral foi confirmada em Itajaí. A vítima, uma menina de quatro anos, está internada no hospital Pequeno Anjo desde quarta-feira (7), em isolamento, e felizmente já apresenta uma melhora no quadro de saúde. Segundo a Secretaria de Saúde de Itajaí, este é o 41º caso no município só este ano. Em 2017, foram registrados 80 casos no município.

A menina frequenta o Centro Educacional Infantil (CEI) Heluiz Gonzaga, localizado na rua José Eugênio Muller, no bairro Vila Operária. Em nota, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí informou que a unidade escolar passará por desinfecção e os servidores receberam orientações da Vigilância sobre os cuidados necessários com brinquedos, utensílios, higiene e outros objetos, além de manter os ambientes sempre arejados e ensolarados. O órgão adotou as medidas cabíveis e segue monitorando a situação da creche e das crianças.

É importante ressaltar que a Vigilância Epidemiológica realizou na quinta-feira (8) uma reunião com pais e educadores do CEI para esclarecer dúvidas sobre o ocorrido e ressaltar que não há necessidade de interdição do local. A Secretaria de Saúde informa ainda que a preocupação dos pais ocorre em função de terem sido registrados neste CEI dois casos de meningite viral neste ano, porém as situações foram isoladas e não tem relação, sendo que o último caso suspeito há duas semanas deu resultado negativo. O primeiro registro positivo foi há quatro meses.

Além disso, é importante destacar que existem vários tipos de meningite, pois a doença é considerada endêmica no Brasil, ou seja, é peculiar ao nosso país e faz parte da característica local. Nessa situação específica, trata-se de meningite viral, que é transmitida pelo ar e apresenta sintomas mais brandos, que não costumam ter complicações. Para evitar esses casos, a recomendação é manter os ambientes arejados, lavar bem as mãos e manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

Quanto à Secretaria de Educação, a pasta segue todas as orientações repassadas pela Secretaria da Saúde.

 

"É importante ressaltar que os casos são pegos pelo ar e contato com alguma pessoa que tenha o vírus no corpo, mesmo que não apresente sintomas. Um pai infectado pelo vírus pode transmitir o vírus ao filho, este que pode estar com a imunidade baixa e apresentar os sintomas e desenvolver a doença", afirma a assessora de imprensa da prefeitura, Maikeli Alves.

 

Sintomas Meningite Viral

Febre e dor de cabeça

Vômitos e, frequentemente, com sinais de irritação meníngea, como rigidez nucal

Podem acontecer ainda alterações do comportamento ou convulsões.

 

Sintomas Meningite Bacteriana

Febre alta e calafrios

Alterações do estado mental

Náusea e vômitos

Áreas roxas, como machucados

Erupções, pontos vermelhos

Sensibilidade à luz (fotofobia)

Dor de cabeça forte

Pescoço rígido (meningismo)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS