quinta, 28 de março de 2024
Geral
O alongamento alivia as tensões musculares e diminui o risco de lesões
08/11/2018 | 11:10

Artigo: Benefícios do Alongamento

Por André Simas e Ariane Muller

Acadêmicos de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, sob orientação da Profª MSc. Vera Lígia Bento Galli

 

Alongamentos são exercícios que esticam os músculos. Mas afinal, por que alongar?  O alongamento alivia as tensões musculares, diminui o risco de lesões, como torcicolos e câimbras, reduz os encurtamentos musculares, melhora a circulação sanguínea, previne problemas posturais, além preparar o músculo para começar uma atividade física.

Quando alongar? Sempre! É muito bom e recomendado alongar-se antes de realizar algum exercício ou atividade física, após o exercício/atividade física, quando estiver sentindo algum tipo de dor ou desconforto, durante o trabalho nos horários de pausa e/ou intervalo.

Nestas situações, dê preferência por fazer exercícios simples e de curta duração. Experimente alongar-se ao ar livre, em um parque, na praia, e etc. É imprescindível o controle da respiração ao realizar os alongamentos, a respiração deve ser realizada de forma lenta e profundamente.

A sensação ao realizar exercícios de alongamento pode aparecer de algumas maneiras, sentir que o músculo está sendo puxado, esticado, porém, você não pode, de maneira alguma, sentir dor.

Qualquer pessoa, independente da faixa etária, pode realizar o alongamento regular. Não se alongar pode fazer você se sentir mais cansado e, além disso, aumentar a incidência de lesões musculares. Mas não esqueça: nunca ultrapasse os limites do seu corpo.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS