quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/11/2018 | 16:59

Itajaí: Mais duas unidades de saúde oferecem prática terapêutica de Do-in

As unidades básicas de saúde Cidade Nova I e Jardim Esperança estão oferecendo à comunidade grupos terapêuticos de Do-in. A técnica de automassagem, de origem chinesa, ajuda a prevenir dores e diminuir o uso de medicamentos. Os profissionais das duas unidades já foram capacitados pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS) para ensinar a técnica aos pacientes.

O grupo da unidade Cidade Nova I inicia nesta sexta-feira (9), às 7h30, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima. A ação será ministrada por profissionais do posto, com apoio da equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), e vai ocorrer semanalmente.

Já na unidade Jardim Esperança, os encontros serão todas as quartas-feiras, às 10h. As atividades são abertas e gratuitas para toda comunidade.

O Do-in pode ser praticado diariamente por pessoas de todas as idades. A técnica tem caráter preventivo e curativo, proporcionando bem-estar aos pacientes, estimulando o autocuidado, a autonomia e a autopercepção das pessoas. Além disso, a prática proporciona alívio rápido a diversos sintomas agudos e auxilia no tratamento de doenças crônicas.

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é continuar capacitando as equipe para difundir ainda mais a técnica nas unidades de saúde. Atualmente, quatro unidades já foram capacitadas pelo CEPICS: Praia BravaSão Vicente, Cidade Nova I e Jardim Esperança.

“O objetivo é ampliarmos o acesso a esse recurso terapêutico em mais bairros, possibilitando uma melhora na qualidade de vida das pessoas através da promoção da saúde”, afirma Leslie Patrianova, coordenadora do CEPICS.

Na unidade do São Vicente, o grupo ocorre nas quartas-feiras, a partir das 8h30, no auditório da unidade. Já na Praia Brava, a técnica é ofertada aos pacientes nas terças-feiras, a partir das 13h30, na unidade de saúde. O CEPICS também oferece grupo de Do-in todas as quintas-feiras, das 8h às 9h.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS