sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/11/2018 | 15:08

Porto Belo lança oficialmente 25º Açor

A Administração do Município de Porto Belo através da Fundação da Cultura realizou na última quarta-feira (31) o lançamento oficial do 25º Açor - Festa da Cultura Açoriana, que este ano acontece Município. A cerimônia aconteceu no Hotel Morro do Sol e na oportunidade, foram entregues os troféus Açoraneidade, cujos homenageados foram eleitos pelo Nea - Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.

Recebeu o troféu Ilha de São Miguel a Fundação Francklin Cascaes, de Florianópolis e o troféu Ilha Terceira, que homenageia grupos folclóricos, foi entregue ao Rancho Açoriano Eduxi da cidade de Itajaí. A moradora de Bombinhas Helena Luíza da Silva recebeu o troféu Ilha do Pico, que homenageia os mestres dos Saberes e Fazeres e recebeu o troféu Ilha Faial a Prefeitura Balneário Piçarras, que sediou o 24º Açor, no ano de 2017.  O troféu Ilha de São Jorge foi entregue a Vanderlei Lazarotti, de Itajaí, o troféu Ilha Graciosa, que homenageia pesquisadores foi entregue a Wellington Linhares Martins, de Laguna e troféu Ilha das Flores, que homenageia Artistas Plásticos foi entregue a Sérgio dos Santos Silva, de Itapema. O troféu Ilha de Santa Maria, que homenageia Veículo de Comunicação foi entregue ao Jornal Palavra Palhocense, de Palhoça e o troféu Ilha do Corvo a artesã Sônia Sueli Alves de Lima, de Itapema. A Escola Fundamental Constância Lopes Pereira, de Garopaba, recebeu o troféu Ilha de Santa Catarina e o troféu Açorianidade 2018 – Especial, foi entregue ao professor Nereu do Vale Pereira, a prefeitura de Porto Belo nas pessoas do prefeito Emerson Stein e vice-prefeito professor Elias Cabral receberam o troféu 25º AÇOR 2018.

A presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus destaca que é uma honra para Porto Belo sediar a festa em 2018, resgatando assim a cultura dos colonizadores açorianos não apenas no Município mas em toda a região. "Estamos aguardando um grande público que já participa anualmente da festa. Todas as escolas da Rede Municipal estão trabalhando sobre cultura açoriana e se preparando para o lindo desfile que teremos. O Açor é uma forma de a cidade conhecer a sua cultura, desde as crianças nas escolas até os adultos participantes" - diz a presidente.

O 25º Açor acontece na Praça da Bandeira, em Porto Belo nos dias 16, 17 e 18 de novembro. O evento é aberto ao público com entrada gratuita, contando com feira de artesanatos, apresentações culturais e show com o cantor português  Roberto Leal, no dia 16, às 22h. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS