sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/11/2018 | 17:44

DIVISÃO DE FURTOS E ROUBOS DE CARGAS DA DEIC DEFLAGRA OPERAÇÃO SASHIMI

A Divisão de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou a Operação Sashimi. A ação recuperou carga de salmão roubada composta por 22 toneladas do peixe e estava avaliada em R$ 540 mil. O roubo ocorreu no dia 24 de outubro na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul.
 

Após investigações realizadas pela DFRC/Deic e a troca de informações com a Delegacia de Polícia de Garopaba, foi identificado receptador da carga roubada. A carga de salmão foi localizada às margens da BR-101, em Palhoça e o proprietário do local acompanhou as buscas. O suspeito  tentou destruir provas, no entanto, a ação rápida dos policiais conseguiu interceptá-lo.

Para “esquentar” a carga roubada, o empresário utilizava máquina de impressão que falsificava as etiquetas identificadoras. Estas etiquetas contêm dados do importador e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que permite a rastreabilidade do produto. Após falsificar as etiquetas, o empresário revendia o salmão para restaurantes e sushi bares na região da Grande Florianópolis por um preço atrativo, muito inferior ao praticado pelo mercado.

Também não foram apresentadas notas fiscais de entrada de mercadoria, nem de saídas. A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Palhoça, do Ministério da Agricultura, Pecuária Abastecimento (MAPA) e da Vigilância Sanitária de Palhoça, que interditou o local, pois não havia licença para funcionamento. Importante mencionar que o salmão estava acondicionado de forma inapropriada, o que pode causar riscos ao consumidor.

Além da carga de salmão, foram apreendidos 22 mil dólares em espécie não declarados, um veículo da marca Jaguar , documentos, a máquina que falsificava as etiquetas e munições de arma de fogo e um carregador de pistola.

Em um galpão localizado na cidade de Paulo Lopes foi apreendido um caminhão frigorífico utilizado pela quadrilha pra transportar frações da carga roubada.

As investigações prosseguem, e denúncias e informações relacionadas a Roubos de Cargas podem ser enviadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br e telefone (48) 3281-4200 ou (48)98844-0011.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS