quinta, 18 de abril de 2024
Geral
31/10/2018 | 15:04

FIESC e Superintendência do Porto de Itajaí realizam Reunião Conjunta das Câmaras de Transporte e Logística e de Comércio Exterior

Nesta segunda-feira, 29, aconteceu a Reunião Conjunta das Câmaras de Transporte e Logística e de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e do Porto de Itajaí.

O encontro aconteceu no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí e na oportunidade reuniu um número expressivo de participantes.

Em geral os representantes de Órgãos e Entidades de Classe, autoridades políticas de Itajaí e da Região da AMFRI, representantes dos Órgãos Intervenientes, representantes dos Sindicatos da Classe dos Trabalhadores Portuários Avulsos, representantes da Praticagem, Operadores portuários, representantes de diversos trades de Comércio Exterior, representantes dos Terminais de Uso Privado (TUP’s) do Complexo Portuário de Itajaí.

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, juntamente com o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, abriram o evento dando boas-vindas aos representantes da FIESC, Mauricio Cesar Pereira, Vice-Presidente da Foz do Rio Itajaí Açu, Egídio Antônio Martoraro, Gerente de Assuntos de Transporte, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Samuel Becker, Engenheiro Ambiental. O presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar não pode participar da reunião por motivos de agenda em outro estado.

Seguindo o roteiro de apresentações, primeiramente o público presente recebeu a visita da comitiva do Porto de Valência (Espanha). Participaram da solenidade o Diretor Geral, Francisco José Sanches, a Diretora Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do Porto de Valência, Maria Del Mar Chao Lopez e o Gerente de Projetos, Jonas Mendes Constante.

Hoje o Porto de Valência é o número um (1º) do país, 5º na Europa e 29º no mundo quanto ao ranking de movimentação de contêineres (TEU’s - Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento). Este ano o número de contêineres movimentados chegou a 4,83 milhões de TEU’s e 73,25 milhões em cargas operadas.

Com a apresentação intitulada “Porto de Valência: Alternativa Competitiva para o Acesso ao Mercado Europeu”, a Diretora Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do Porto de Valência, destacou os avanços do terminal de Valência no continente europeu e do mundo.

Atualmente é o porto com o maior número de linhas navais da Espanha e neste ano cresceu 13% no embarque de contêineres para a América do Sul e 43% para o leste asiático.

A Reunião de Câmaras de Transporte e Logística e de Comércio Exterior acontecem simultaneamente em diversos locais do estado e faz parte de um roteiro de atividades externas da FIESC.

Na sequência das apresentações, o  Gerente de Assuntos de Transporte, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Egídio Antônio Martoraro, apresentou aos convidados, com base na agenda Portos de Santa Catarina para o ano de 2019. Destacou os avanços que a entidade avalia anualmente em diversos seguimentos da economia catarinense. De acordo com o IBGE de 2015, o Estado em relação ao país apresentou a 2º maior participação da Indústria de Transformação no PIB e o 6º maior valor do PIB industrial.

Dados de 2017, identificados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, colocaram o Estado de Santa Catarina em 7º lugar em corrente de comércio com a movimentação de US$ 21,1 bilhões e 58% na participação da indústria de exportações. Ainda com base em 2017, a Receita Federal (RF), confirmou que o Estado de Santa Catarina ocupou a 7ª posição na Arrecadação Tributária com R$ 50,3 bilhões.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles encerrou o ciclo das apresentações. Com o título: “ Desafios E Perspectivas – Gestão e Planejamento Portuário”, o público pode conferir de perto como está atualmente inserido o Complexo Portuário de Itajaí no cenário nacional e internacional. Importantes tópicos foram divulgados como o seu desempenho no ranking nacional de movimentação de contêineres, sendo o 2º no Brasil desde 2003 e está entre os 120 maiores portos do mundo.  Em dezembro de 2017 sua participação na balança comercial de Santa Catarina representou 66,63% e 3,59% no país. Nos últimos 12 meses movimentou 9.236.385 toneladas e obteve uma variação de 3% de aumento.

Marcelo destacou ainda diversas ações estruturantes que o porto vem demonstrando como o retorno de linhas, operacionalidade das instalações, realinhamento dos berços 3 e 4, dragagem de restabelecimento e readequação aquaviária, obras da 1ª etapa da Bacia de Evolução e perspectivas para o início da segunda etapa, operações testes pela montadora General Motors, entre outros assuntos relevantes.

Por fim, citou a aprovação da Revisão Poligonal do Porto Organizado, a contratação de simulação e treinamento da Praticagem, estudos do projeto da nova sinalização náutica que está sob análise, reequilíbrio do contrato da Marina Itajaí, temporada 2019/2020 de cruzeiros marítimos no cais público e planejamento da via expressa portuária e expansão portuária na região central de Itajaí.

Cerca de 70 pessoas participaram do evento e um grupo de pessoas que fizeram suas inscrições on line tiveram ainda a oportunidade de realizar uma visita e conhecer de perto as instalações do Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS