quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2018 | 15:00

Itajaí: Saúde reforça cuidados contra o Aedes aegypti no feriado de Finados

Mais de 50 mil pessoas devem passar pelos Cemitérios da Fazenda e do Espinheiros, em Itajaí, durante o feriado do Dia de Finados. Nesse período, a população que irá homenagear seus entes queridos ou fazer a limpeza de túmulos deve ficar atenta aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O coordenador do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcio Vieira, alerta que o tempo chuvoso e as temperaturas altas favorecem a proliferação de criadouros, por isso é necessário adotar medidas preventivas nos cemitérios. “Pedimos que os visitantes substituam flores naturais pelas artificiais e retirem pratos e embalagens plásticas dos vasos, pois esses materiais podem acumular água”, explica Vieira.

A Secretaria de Saúde de Itajaí instalou placas de orientação nos cemitérios da cidade e realiza o monitoramento quinzenal dos locais. O Cemitério da Fazenda, que é o maior de Itajaí, apresentou focos positivos do mosquito da dengue neste ano. “Por meio dos agentes de endemias já fizemos dois mutirões de limpeza no Cemitério da Fazenda para eliminação de focos e, após o feriado, iremos fazer mais uma ação para remover os depósitos e recipientes com acúmulo de água, deixando somente as flores”, relata o coordenador.

Apesar do monitoramento constante da equipe, Vieira pede a colaboração da comunidade. “São mais de 17 mil sepulturas nos dois maiores cemitérios (Fazenda e Espinheiros) da cidade, além das sepulturas instaladas no interior e em cemitérios particulares. Precisamos que a população faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. São medidas simples que fazem grande diferença”, completa.

Confira dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
- Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
- Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores;
- Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
- Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir o escoamento da água.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS