sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
31/10/2018 | 10:33

Projeto Cão Comunitário gera frutos em escola de Itajaí

A vereadora Renata Narcizo (Solidariedade) é autora do Projeto 2/2018, que institui a política municipal de Manejo de Cães Comunitários em Itajaí. O projeto ainda está sendo analisado pelas comissões de vereadores da Câmara. Porém mesmo antes de ser discutido e votado em plenário, já começa a gerar frutos positivos.

No final de setembro, a convite dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual em Tempo Integral Elfrida Cristino da Silva, no bairro Cidade Nova, a parlamentar esteve na unidade conversando sobre como manter um cão comunitário.

Os alunos já haviam elaborado um projeto extraclasse e tinham a intenção de adotar um cão para viver na escola. Esclarecidas todas as dúvidas, eles surpreenderam a vereadora com o avanço do projeto, mostraram o espaço destinado ao futuro amigo, e explicaram que a intenção era mantê-lo interagindo o tempo inteiro com os estudantes e servidores da unidade escolar.

“Um projeto tão nobre me emocionou, principalmente partindo de jovens. Resolvi ajudá-los a encontrar um cão amigo e, como todos sabem, não é difícil, muitos animais estão à espera de um lar em Itajaí. Resgatei a Frida, de maus tratos, apadrinhei, levei no pet shop Nemo, nossa amiga tomou um super banho e recebeu todas as vacinas”, relata a vereadora.

Ao chegar ao novo lar, repleto de tutores cheios de amor e carinho, a emoção tomou conta de todos. Os estudantes aguardavam ansiosos a chegada da nova integrante da escola.

Frida, como foi carinhosamente batizada, está há quase um mês na unidade, recebe chamego, cuidados e atenção de todos. Os estudantes se revezam não só para cuidar, mas também para brincar e manter a cadela sempre ativa. A nova companheira já possui inclusive redes sociais, por lá é possível acompanhar suas aventuras na escola. Insta @fridakahlopi e Face: Frida Kahlo.

O projeto do Cão Comunitário, trabalhado na temática de cidadania, visa conscientizar a comunidade sobre a importância da ideia de implantar cão comunitário e incentivar a adoção responsável. O projeto foi desenvolvido por 13 estudantes e a orientadora foi a professora Graziela Llano Cabrera. Para a permanência de Frida no ambiente escolar, os estudantes receberam o apoio e autorização do diretor Leandro Zeferino.

“Nós só temos a agradecer a professora orientadora do projeto Graziela Cabrera, ao diretor Leandro Zeferino, e aos estudantes pela iniciativa espetacular. Esperamos de coração que sirva como exemplo, e que mais unidades escolares, empresas, comércios abracem esta causa e adotem como Cão Comunitário um animal de rua ou resgatado de maus tratos. ” Reforça a vereadora.

A parlamentar não para de trabalhar sobre o projeto, além de incentivar e apoiar os estudantes nesta ação, já se articula junto ao Complexo Penitenciário de Itajaí, para averiguar a possibilidade da unidade abraçar a ideia de fabricar, através da mão de obra dos detentos, as casinhas para os cães comunitários, já que assim que aprovado e sancionado o projeto, acredita-se que inúmeros pedidos irão surgir. Esta semana a parlamentar esteve reunida com o diretor do complexo Juliano Stoeberl, para alinhar a possível parceria.

“Para isso também precisamos contar com o apoio de empresários que possam doar o material para a construção das casinhas”, finaliza Renata.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS