quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/10/2018 | 15:44

Projeto Via Música lança single gravado por crianças com autismo

Em comemoração ao dia das crianças, na próxima sexta-feira, 12 de outubro, a Café Maestro Produções lança a música "Não faz mal pro Brasil", composta e gravada por crianças de Itajaí que têm o transtorno do espectro autista (TEA) e participam do projeto Percussão e Educação Musical da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O single é faixa do projeto Via Música, concurso de composições de protesto lançado em Itajaí pela produtora.  

As crianças compuseram a música juntas, durante as oficinas que participam semanalmente com o Grupo de Percussão de Itajaí (GPI), projeto de extensão do curso de Música da Univali, sob a coordenação do professor Rodrigo Gudin Paiva, coordenador do curso de Música, e da médica neuropediatra Cristina Maria Pozzi, professora do curso de Medicina, que também é musicista.

O grupo compareceu aos Estúdios Café Maestro no dia 22 de agosto, para a gravação do single, que conta com a direção do produtor Marcelo Cássio, egresso do curso de Música da Univali. "A gravação foi uma experiência muito enriquecedora para mim e a todos os envolvidos. A letra composta por essas crianças clama por um país melhor, onde todos merecem ter os mesmos direitos. Esperamos que a mensagem que essa canção carrega chegue aos ouvidos dos nossos futuros governantes", comenta Marcelo. Todo o processo foi registrado em vídeo, resultando em um making of da gravação, sob a direção de Jonatan Gentil da Setebarba Filmes. 

 

Oito crianças com TEA gravaram a faixa, acompanhados dos integrantes do GPI. A capa do álbum foi desenhada por Ana Beatriz Bernardino, uma das crianças do projeto. O desenho retrata o sentimento de Ana antes e depois da música entrar em sua vida, que promoveu sua inclusão e contribuiu para seu desenvolvimento, bem como de todas as demais crianças envolvidas. 

A faixa "Não faz mal pro Brasil" estará disponível nas principais plataformas digitais do mundo a partir do dia 12 de outubro e veiculará na Rádio Educativa Univali FM 94,9. O making ofda gravação será lançado no canal Café Maestro Produções no YouTube na mesma data. Acesse o link para assistir  https://bit.ly/1FZBqXT

Sobre o projeto Via Música

O projeto pioneiro e inédito em Itajaí foi idealizado pelo produtor da Café Maestro Produções, Marcelo Cássio, com o intuito de abrir espaço para que novos talentos se expressem por meio da música. Com o tema "música de protesto" o concurso foi direcionado para crianças de baixa renda, residentes na cidade de Itajaí. 

Além da faixa "Não faz mal pro Brasil", oito outras composições foram selecionadas, as quais serão lançadas em um álbum digital e disponibilizadas nas principais plataformas de áudio do mundo. Toda a equipe por detrás do Via Música trabalhou no projeto de forma voluntária. Desde os músicos à equipe técnica, todos os envolvidos abraçaram a causa para dar oportunidade e voz às crianças. 

"O Via Música, além de dar voz às comunidades carentes, tem três metas a cumprir: inclusão social, formação de público para gêneros musicais pouco explorados pela mídia e possível geração de renda com direitos autorais para os compositores", argumenta Marcelo. A previsão de lançamento do álbum digital é para os dias que antecedem o segundo turno das eleições, que ocorre no dia 28 de outubro (domingo).

Conheça a letra da composição, na íntegra:

NÃO FAZ MAL PRO BRASIL

Não faz mal pro Brasil, não
Não faz mal pro Brasil...

O meu som não é barulho,
É cultura, expressão
Venho clamando verdades
Coração pede passagem para mim e meus irmãos
No caminho encontro pedras
Fortalecem minha pisada
Pequena é a tua mente, não me atinge tua maldade
Eu e tu, todos um
Pense e haja diferente
Vem comigo, vem com a gente
Que tu vai me entender

Não faz mal pro Brasil, não
Não faz mal pro Brasil...

Não se desculpe, meu senhor
Nem se ofenda, minha senhora
Não é vergonha ser autista
Vim contar minha história
Tem adulto e tem criança
Que vem excluindo a gente
Governo pisa na bola
Deixa o povo sem escola,
Pra roubar impunemente
Meu autismo não impede
Nem amor, nem amizade
Então larga a vaidade
Deixe disso, que bobagem
Viva a diversidade!

Não faz mal pro Brasil, não
Não faz mal pro Brasil
Não não
Não faz mal pro Brasil
Não não não
Não faz mal pro Brasil
Não não não não

Ficha técnica

“Não faz mal pro Brasil” - primeiro single do projeto Via Música:

Idealização e direção do projeto: Marcelo Cássio
Coordenação e direção musical do GPI: Rodrigo Paiva
Produção Executiva: Elaine Calove
Comunicação: Natália Uriarte Vieira / Vanessa Brasiliense

Integrantes do GPI: Rivia Mickaelly (voz); Cristina Pozzi (flauta); Junior Denker, Ana Paula Beling , Ana Paula Ferreira, Fabio Henrique Toledo Júnior, Gabriel Carneiro, Guilherme Machado da Silva, Miguel Machado Bork, Rhivied Augusto Vilbert Pereira, Rívia Mikaelly, Rodrigo Paiva, Vitor Adolfo Schmidlin (percussão)

 

Grupo de Crianças (vozes, coro e percussão)

Ana Beatriz Bernardino, Artur Marcelino Gardini, Erick Rodrigues Costa, Felipe Mikael Rodrigues Pereira, João Gabriel Rodrigues Ancini, João Vítor Rempel da Silva, Luíz Eduardo Pereira Reinaldet, Marlon Willian Batista.

 

Áudio:

Gravação, Mixagem e Masteriação: Marcelo Cássio
Tecnicos de gravação: Fernando Antunes e Caique Calove

 

Vídeo:
Direção: Jonathan Gentil
Produção: Setebarba Filmes
Gravado nos Estúdios Café Maestro em agosto de 2018.

Agradecimentos: Univali


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS