quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/10/2018 | 09:44

Itajaí intensifica prevenção do câncer de mama e de colo do útero durante o Outubro Rosa

Casos de câncer de mama e de colo do útero detectados precocemente podem aumentar em 95% as chances de cura da doença. Para que essas taxas se concretizem, a Secretaria de Saúde de Itajaí está engajada na Campanha Outubro Rosa e intensifica a oferta dos exames de rastreamento do câncer, além de promover aconscientização sobre a doença, orientando as mulheres do município sobre os cuidados preventivos.

Estão programadas atividades de sensibilização das mulheres durante todo mês, além de uma semana de mobilização de 15 a 20 de outubro. Nesse período, as equipes de saúde vão repassar orientações e realizar atividades educativas, abordando a prática do autoexame das mamas, o rastreamento do câncer de mama e de colo do útero, a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por meio da testagem rápida e aconselhamento, estímulo aos hábitos saudáveis de vida, ente outros assuntos. Também será feito um trabalho de educação em saúde e conscientização nas empresas próximas às áreas de atuação de cada unidade de saúde.

“A campanha Outubro Rosa é realizada para conscientizar e sensibilizar a população quanto à importância do autocuidado, da prevenção e da realização dos exames de rastreamento para diagnóstico precoce do câncer, ampliando as possibilidades de cura e contribuindo para a redução da mortalidade. Por isso, preparamos uma programação intensa e iremos ampliar a oferta de exames para as mulheres neste mês”, comenta a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Fernanda Figueredo da Cunha.

Na semana de 15 a 20 de outubro, as unidades intensificam as ações da campanha. A semana de mobilização contra o câncer encerra no sábado (20) com o Dia D de prevenção. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realização de coletas de exame de rastreamento de colo do útero, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame das mamas, solicitação de mamografias, além de orientações em grupo nas salas de espera. O agendamento de consultas e coleta de exames para essa data deve ser feito previamente em cada unidade de saúde.

“A população alvo da campanha para realização dos exames de rastreamento do colo do útero são mulheres de 25 a 64 anos. Já para a mamografia, o público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Porém, sempre que necessário são solicitados exames para outras faixas etárias”, explica Fernanda.

Confira a programação completa do Outubro Rosa:

15 de outubro:
Ação Integrada - Saúde da Mulher e Saúde da Pessoa Idosa
Local: Recepção da Unidade de Assistência Médica Especializada do Centro Integrado de Saúde (CIS).
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Espaços abertos ao público: estandes para orientação sobre uso de fitoterápicos, grupos de idosos, orientações odontológicas, práticas integrativas para a saúde das mulheres, orientações sobre o autoexame das mamas, abordagem sobre prevenção de quedas em idosos, apresentação do programa Itajaí Ativo e esportes adaptados para a terceira idade, orientações de prevenção a ISTs, além de sensibilização sobre a violência contra mulher e idoso.

16 de outubro:
Palestra sobre Métodos Contraceptivos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Local: Auditório da Secretaria de Educação.
Horário: 14h às 16h.
Palestrante: ginecologista Juliana Ribeiro.

17 de outubro:
Palestra sobre Segurança Alimentar
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h.
Palestrantes: nutricionista Alessandra Monestel e representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

18 de outubro: 
Palestra Motivacional
Local: Auditório da Secretaria de Educação.
Horário: 14h às 16h.
Palestrante: Andrea de Souza Arruda, presidente da ONG Amor Próprio.

19 de outubro:
Palestra Práticas Integrativas e Complementares na Saúde da Mulher
Local: Auditório da Secretaria de Educação.
Horário: 14h às 16h.
Palestrantes: Angélica Garcia Couto e Maria Denise Mesadri (Univali).

20 de outubro:
Dia D de prevenção
Local: unidades de saúde do município
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
As equipes de saúde do município irão realizar atividades educativas, abordando a temática do rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero, bem como fornecerão orientações sobre o assunto e vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Os profissionais também irão realizar coletas de exame preventivo do colo do útero, exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias.
No Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM), haverá o “Circuito da Mulher” para realização do exame de rastreamento do colo do útero, com agendamento prévio; exercícios com fisioterapeuta para fortalecimento dos músculos da pelve e períneo; orientações sobre autoexame das mamas com médico mastologista Jorge Rebelo e solicitação do exame de mamografia e ultrassonografia de mama; testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C e sala de espera com orientações sobre câncer com as psicólogas da unidade.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS