quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Guérin Nicolas
28/09/2018 | 16:49

Por que as abelhas morrem após darem uma picada?

Na próxima quarta-feira (3) é comemorado o Dia Nacional da Abelha. Você deve ter se perguntado uma vez na vida o porquê de as abelhas morrerem após picarem algo ou alguém. As abelhas, exclusivamente as operárias, são as principais produtoras de mel na colmeia a qual pertencem e são elas, através da abelha rainha, que vão a busca das flores e do pólen para produzir esse alimento adocicado tão útil para curar uma dor de garganta ou comer com pão. Mas às vezes nem tudo é tão doce nessa viagem que elas fazem.

A função das abelhas é de polinizar o máximo que conseguirem, voltar até a colmeia e então começar a produzir o mel. Entretanto, imprevistos podem acontecer e num instinto de defesa, as abelhas picam quando sentem sua integridade, ou de sua colmeia, ameaçada. Caso contrário elas não atacam. “A morte ocasiona devido à picada. Elas não sobrevivem sem o ferrão porque ele é uma continuidade do abdômen delas. Quando ela pica, parte do intestino dela e de alguns órgãos internos fica preso a pele da vítima.  Por esse motivo ela morre”, afirma Verônica Maris Amorim, formada em Ciências Biológicas pela Uniasselvi.

Após picar, a abelha tem somente mais alguns minutos de vida. Dependendo da distância que se encontra, ela até consegue chegar à colmeia e finalizar suas atividades, mas nem sempre consegue, morrendo durante a polinização ou a viagem de volta.

“Entretanto, não são todas as abelhas que possuem ferrão”, afirma Verônica. “As únicas que possuem são as operárias, estas que desenvolvem o trabalho na colmeia”. A abelha rainha, bem como o zangão, também não possui ferrão, pois a única função de ambos é a reprodução, gerando novas abelhas à colmeia.


Texto: Matheus Petter


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS