quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/09/2018 | 13:49

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA toma posse para GESTÃO 2018/2019

A nova equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, tomou posse em cerimônia oficial realizada no Auditório Martin Schmeling após realizar, durante a semana, um curso preparatório de 20 horas ministrado pela empresa Gentil Consultoria e Treinamentos, pelos Técnicos de segurança do trabalho Gentil Luis Caglione e Simone Regina Faria Albino.

A CIPA é composta por representantes dos trabalhadores e do empregador, com cotas iguais de participantes e seu objetivo principal, é o desenvolvimento de atividades voltadas para prevenção de acidentes e doenças, desenvolvendo eventos, campanhas, informativos, entre outras ações se destaca campanhas de prevenção envolvendo doenças transmissíveis, segurança de trabalho, uso de equipamentos de prevenção individual (EPI’s), estudo de riscos ambientais, prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais que possam que possam estar presentes nos  locais de trabalho, entre outros.

Durante evento, onovoPresidente - Alan Peter Rosa, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, foi eleito por indicação da Autoridade Portuária, reiterou a importância da CIPA, “Atuaremos como uma extensão da Gerência do Meio Ambiente, saúde e segurança, onde este setor tem como responsabilidade planejar e pôr em prática as ações e prevenções de segurança e saúde no ambiente de trabalho, mas cabe a CIPA contribuir e fiscalizar tais ações“, comentou.

A comissão possui oito integrantes, sendo quatro deles eleitos pelos servidores e quatro indicados pela Superintendência do Porto de Itajaí. Os membros titulares e suplentes da nova diretoria da CIPA que foram eleitos pelos servidores da Superintendência do Porto de Itajaí para o período de 12 meses são: Manuel Floriano P. Brito da GESEP (Gerência de Segurança Portuária - 43 votos) que assume a vice-presidência da CIPA, Mary Esanea Yasuda (AUDIT - 32 votos) como Secretária e os suplentes, Cristiano Martins Bastos (GESEP - 16 votos) e Anelise C. S. Mastella (SEGER - 11 votos).Dos quatro membros indicados para os cargos, além de Alan Peter Rose, são: Caciana M. Trevizol (GEFIN) e Thiago D. da Silva (GEINF) como membros eDaniela Correia (GEOPE) como secretária suplente.

“Desde o início do treinamento já tive ciência que estamos num grupo muito bom. Mesmo assumindo a presidência, todas as decisões serão feitas em grupo, até porque nesta gestão temos vários membros que já passaram pela CIPA, assim como o Vice-Presidente Brito que já possui 5 anos de experiência, então estamos com uma expectativa bem positiva e estamos querendo trabalhar da melhor maneira possível “, concluiu Alan.

Todos os funcionários podem enviar sugestões e observações para o seguinte e-mail: cipa@portoitajai.com.br

Em atendimento a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, Artigo 163 e Portaria nº 09 de 23 de fevereiro de 1999 do Ministério do Trabalho e Emprego, que altera e regulamenta a Norma Regulamentadora (NR-05) da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estabelecido pela Portaria nº 3.414, de 08 de junho de 1978, determinou o processo eleitoral da CIPA da Superintendência foi divulgado através de convocação de eleição, constituição da comissão eleitoral, publicação e divulgação do edital de inscrição (01/08), inscrição de candidatos (04/08 à 15/08) e eleição (16/08 e 17/08).


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS