sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Fotos: Divulgação
18/09/2018 | 11:20

Lily Blumerants e Cláudio Moraes são atrações da Jam Session no Mercado

O timbre inconfundível da cantora Lily Blumerants (São Francisco do Sul) e a musicalidade do saxofonista Cláudio Moraes (Joinville) são as atrações da próxima Jam Session no Mercado Público de Itajaí. O evento gratuito ocorre na quinta-feira (20), a partir das 20h30. A iniciativa tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.
 
A abertura da jam session desta quinta será feita pela banda base do projeto, composta por Anderson Gandin (piano), Felipe Dias (contrabaixo), Micael Graciki (guitarra), Rafael Vieira (bateria) e Evandro Hasse (sopros). Na sequência, os artistas convidados apresentarão canções autorais e releituras de standards de jazz e de música brasileira. Após os shows, o palco do Mercado Público fica aberto para canjas musicais.
 
Criado em 2016, o projeto Jam Session no Mercado contribui para a formação cultural da cidade, fortificando um ponto de cultura importante do município e difundindo a música brasileira e o jazz para novos músicos da comunidade. Neste ano, a iniciativa ampliou as atrações e mudou de formato: a cada evento são dois convidados se apresentando. 
 
Até o final do ano, a programação ainda receberá Ricardo Pauletti e Arnou de Melo (04/10), Neto Fernandes e Luiz Meira (01/11) e Paulo Gekas e Leo Garcia (06/12). Outra novidade de 2018 é o documentário que será feito pela Âmbar Audiovisual para registrar os artistas que passaram pelo evento e sua contribuição à música instrumental da região.  
 
O projeto Jam Session no Mercado tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da empresa APM Terminals, além do apoio da Univali e dos restaurantes Mercado Velho, O Galpão, Empório Gourmet e Café Democrático. A ação é uma realização da Escola de Música Arte Sonora, Subjétil Comunicação e Produção Cultural e Âmbar Audiovisual.
 
Sobre Lily Blumerants
Natural de Itajaí, Lily Blumerants foi criada em São Francisco do Sul. Logo cedo, aos 13 anos, começou a se apresentar em programas de calouros. Aos 18 anos, inicia a carreira profissional cantando em bandas de baile. Seu primeiro disco ‘Lilith’ foi gravado aos 24 anos, em São Paulo, quando também gravou os vocais para o álbum de Itamar Assumpção.
Formada em Educação Artística, com licenciatura em canto, a artista se especializou em belas artes e em educação musical. Quando retornou a Santa Catarina, passou a se dedicar à bossa nova e ao jazz, gravando um CD do gênero com o grupo Influência do Jazz Quartet. A partir daí, Lily participou de turnês por vários países, como Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Portugal e Itália, divulgando a música brasileira.
Com seis discos lançados, a cantora também é a produtora responsável pelo projeto “Jam no MAJ”, que realiza apresentações nos jardins do Museu de Arte de Joinville. 
 
Sobre Cláudio Moraes
Saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça), onde morou de 1993 a 2000. Cláudio Moraes é bacharelando no curso de Saxofone pela Univali, integrante do Araçá – Música para Eventos e responsável pela Sarau# Produções. Desde que fixou residência em Joinville, participa de festivais de música pela região e integrou diversos grupos instrumentais.
Em 2007, fez parte do grupo Pé de Crioula, a convite da cantora Ana Paula da Silva, num projeto didático musical de samba e choro em Joinville/SC. Foi também músico integrante e coordenador artístico da Joinville Jazz Big Band (2011-2014) e professor de flauta transversal e saxofone na Escola de Música Donaldo Ritzmann de São Bento do Sul/SC (2004-2009). Atualmente, é professor concursado da Escola de Música Villa-Lobos de Joinville/SC (desde 2009).
Moraes participou das gravações de CDs de Ana Paula da Silva, Sergio Coelho, Thales Nunes, Fevereiro da Silva, Os Depira, Duo Backer, Ricardo Capraro, Gandhi Martinez, entre outros. Integrou a banda de Dentinho Arueira com a qual gravou o DVD Seu Brasilino e percorreu cidades vizinhas com o show de mesmo nome. É músico idealizador do Sarau# Trio, com o qual participou do projeto Acústico no Museu e Sarau nas Escolas, e mantém um trabalho constante.
 
Serviço:
O que: Jam Session no Mercado com Lily Blumerants e Cláudio Moraes
Quando: 20 de setembro, às 20h30
Onde: Mercado Público de Itajaí
Como: Entrada gratuita

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS