sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Foto: Fernando Dalla Nora
18/09/2018 | 10:43

Exposição de arte ocupa espaços na Praia Central de Balneário Camboriú

Tirar a arte das galerias e espaços convencionais e aproximá-la do público. Essa é a proposta do projeto de artes visuais 'À la Gabs - expansão.ocupação*visual', que vai ocupar a faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú, com uma exposição de ilustrações de arte digital do artista catarinense Gabriel Engster. A mostra não tem local fixo, nem data marcada, e ocorre em dois finais de semana dos meses de setembro e outubro deste ano e em janeiro de 2019. O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município.
 
“Não há data ou horário previsto para a exposição, nem local fixo. Essa situação faz parte da proposta do projeto, que é atingir pessoas ao acaso, tirando a arte de galerias e da internet para ocupar espaços não convencionais e atingir pessoas de fora do consumo de arte. Ou ainda, para os interessados, serve como estímulo ao deslocamento até a praia numa ressignificação de paisagens e caminhos, fazendo o público buscar as obras pela areia”, explica o artista Gabriel Engster, que é autodidata e desenvolve o projeto À la Gabs desde 2012.
 
A exposição conta com obras que refletem a percepção do que pode ser o corpo e de que forma ele se expressa. Nas ilustrações são abordadas possibilidades de gênero e beleza, fisicalidades, androginia, deformações, distorções e texturas. 
 
Ao todo, em cada fim de semana da mostra, serão expostas três obras distintas no sábado e outras três no domingo, por um período de três horas. O projeto prevê ainda uma exposição final, reunindo todas as ilustrações, em um sábado de fevereiro de 2019.
 
Os interessados podem acompanhar o projeto pelo Instagram @a.la.gabs.art para saber quando ocorrem as exposições na praia, além de conhecer mais sobre o trabalho do artista. Caso não utilizem a rede social, poderão solicitar informações pelo e-mail a.la.gabs.art@gmail.com.
 
Oficina gratuita
 
O artista proponente do projeto, Gabriel Engster, também irá ministrar uma oficina gratuita sobre ilustrações em fevereiro de 2019, no mesmo dia e local da exposição final, ainda a serem definidos. O foco da oficina é a criação investigativa de corpos e texturas. O evento disponibilizará 20 vagas e terá duração de três horas. Mais informações e o formulário de inscrição serão disponibilizados em janeiro de 2019 no Instagram @a.la.gabs.art ou pelo e-mail a.la.gabs.art@gmail.com.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS