quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Shutterstock
13/09/2018 | 10:41

Qualquer pessoa pode sofrer com a depressão?

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes no mundo, causando apatia, problemas de autoestima e até pensamentos suicidas. Apesar disso, ainda há muita desinformação e preconceito a respeito da doença. É preciso mudar este quadro, já que qualquer pessoa pode sofrer com a depressão e, assim, precisar de ajuda dos familiares e de um profissional especializado.

 

Depressão pode aparecer em qualquer pessoa e em diferentes épocas da vida

“No Brasil, a depressão afeta 10,4% das pessoas e pode aparecer em qualquer indivíduo e em qualquer época da vida, sendo ligeiramente mais comum em pessoas entre os 18 e 25 anos e do sexo feminino”, afirma o psiquiatra Giovani Missio. Entre os jovens, o suicídio é preocupante: segundo o Ministério da Saúde, é a quarta causa de morte entre os 15 e 29 anos de idade.

De acordo com os estudos mais avançados sobre o tema, a depressão surge como resultado de mudanças na quantidade de neurotransmissores no cérebro e qualquer indivíduo pode, em algum momento da vida, apresentar esse desequilíbrio. Vale destacar, no entanto, que pessoas com predisposição genética estão mais sujeitas a sofrer com a doença.

 

Histórico familiar facilita desenvolvimento de depressão

Ter familiares que já passaram pela depressão é, inclusive, um dos maiores fatores de risco para a doença. “Os principais fatores de risco são história familiar de depressão, mudanças de vida, trauma e estresse. Outras doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes e câncer, também aumentam o risco para o aparecimento do transtorno. Estas últimas, em especial, nas idades mais avançadas”, diz o especialista.

Além disso, pacientes com outras doenças psiquiátricas, como ansiedade, fobias e abuso de substâncias, também estão mais sujeitos a desenvolver depressão. Esses casos são chamados de comorbidades e precisam de uma atenção especial. O tratamento, por exemplo, deverá abranger o controle dos sintomas dos dois ou mais problemas diagnosticados.

Fonte: Cuidados Pela Vida


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS