sexta, 29 de março de 2024
Geral
11/09/2018 | 16:33

Atletas de Balneário Camboriú assinam contrato no UFC

Nas paredes, quadros de campeões brasileiros do tatame, que levam inspiração aos atletas. Assim é o Centro de Artes Marciais (CAM) de Balneário Camboriú, conhecido como ''Fábrica de Campeões'', que tem formado atletas à nível internacional. Como resultado de muito treino e disciplina, duas atletas passaram na seletiva para participar do Ultimate Fighting Championship (UFC) e representarão Balneário na mais famosa competição de MMA do mundo a partir de 2019.

Ao entrar no CAM, logo no início da manhã, são vistos mais de 20 atletas treinando forte no amplo espaço da sede. Sob o comando do professor da Fundação Municipal de Esportes (FME), Alexandre Guerra, a equipe profissional de alto rendimento treina de segunda-feira à sábado, para alcançar os seus maiores objetivos. A meta dos atletas profissionais, é chegar nas grandes competições do mundo, entre eles, o mais cobiçado evento na modalidade e reconhecido mundialmente, o UFC e trazer prestígio para o município.

E esse objetivo foi alcançado por Sarah Frota e Taila Santos, que junto com o atleta Marcos Conrado, tiveram a oportunidade de participar representando a Fábrica de Campeões, do reality show Contender Series Brasil, em Las Vegas (EUA), organizado por Dana White, com três episódios e cinco lutas em cada programa, transmitido no mês de agosto pela Rede Globo e Canal Combate. Com 30 competidores, entre novos talentos e atletas já conhecidos no mundo do MMA, a série de lutas supervisionadas pelo presidente do UFC, Dana White, Rodrigo Minotauro e os matchmakers Sean Shelby e Mick Maynard buscavam talentos brasileiros na capital mundial da luta e funcionou como uma seletiva para assinar o contrato na competição. Quem ganhasse a luta única e conseguisse surpreender positivamente, entraria para o UFC. As duas garotas da equipe conseguiram vitória sobre suas adversárias e conquistaram o contrato. Sarah Frota, com 31 anos, competiu no peso-palha feminino com Maiara Amanajas .Ela tem oito lutas no currículo e oito vitórias. Taila Santos, de 25 anos, competiu no peso-mosca feminino, com Estefani Almeida e também é invicta no MMA e tem 15 vitórias no esporte.

Sobre a experiência no Contender e sua aprovação para o UFC, Taila diz ter sido uma oportunidade incrível: ''Foi apenas uma luta, com três rounds e decisão unânime na minha vitória para ingressar no UFC, com muita adrenalina e a realização de um sonho'', finaliza Taina, que junto de Sarah, tem expectativa de iniciar as lutas na competição no ano de 2019 e conquistar o cinturão de sua categoria, com 57kg.

Em uma conversa sobre sua carreira, Taila conta que sempre foi em busca do seu sonho de ser atleta profissional e inclusive saiu de sua cidade natal, Jaraguá do Sul, onde não tinha muita oportunidade no esporte, buscando seus objetivos em Balneário Camboriú. ''Iniciei no Muay Thai, procurei o Jiu-Jitsu e veio a vontade de conhecer o MMA. Na minha cidade, como era pequena, não tinha muita oportunidade no MMA, então busquei em Balneário Camboriú os treinos e o meu objetivo.'' relata Taina, com cinco anos de treinamento na cidade que a abrigou no esporte.

O professor Alexandre conta que o projeto Fábrica de Campeões contempla participantes que começaram a pouco tempo e querem ingressar no esporte, e também o time profissional de alto rendimento. ''O projeto é voltado para a comunidade, para formar grandes atletas e tirar essa molecada da rua. A nossa rotina é de segunda à sexta das 9h30 ao 12h e depois das 16 às 18h. E no sábado, das 11h à 13h.'' ressalta. O treinador fala que mais dois professores da FME, Anderson Gonçalves e Alex da Silva, integram o quadro de professores no Centro de Artes Marciais, treinando cerca de 110 alunos.

As aulas no Centro de Artes Marciais, que fica na Rua Dom José, 433, Bairro Vila Real, acontecem de segunda à sexta-feira - das 8h às 9h30, 14h ás 15h30 e das 18h às 19h30. Para basta entrar ingressar no time de iniciantes na modalidade, é preciso entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes, localizada na Rua 2438, 146, Centro. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (47) 3360-0144.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS