quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/09/2018 | 10:04

Secretaria de Saúde de Itajaí lança campanha Setembro Amarelo

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta segunda-feira (10) a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do suicídio: valorização da vida. As ações que serão desenvolvidas até o fim do mês foram divulgadas durante seminário sobre o tema, no Centreventos de Itajaí. O objetivo da Secretaria é alertar a população sobre a realidade do suicídio no país e no município, destacando as formas de prevenção do problema e os serviços de saúde que disponibilizam ajuda.

A campanha Setembro Amarelo é uma ação mundial de prevenção do suicídio e valorização da vida. Em Itajaí, o tema começou a ser trabalhado no desfile de Sete de Setembro, no qual profissionais de saúde destacaram a importância do assunto. Além do seminário sobre prevenção do suicídio, a campanha também contará com uma mostra fotográfica elaborada pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na Unidade de Assistência Médica Especializada do Centro Integrado de Saúde (CIS). A exposição inicia no dia 19 de setembro, na entrada da unidade, e fica até o fim do mês.

Já no dia 26 de setembro, usuários dos CAPS, profissionais de saúde e população em geral participam de uma caminhada pela rua Hercílio Luz, a partir das 9h. As unidades de saúde vão trabalhar o tema conscientizando a comunidade e orientando sobre onde buscar ajuda. Os CAPS também irão desenvolver atividades de reabilitação psicossocial com os usuários, oficinas de cinema, rodas de conversa, grupos de apoio, produção de telas, cartazes e pôsteres, palestras, entre outras.

“Hoje o suicídio é um problema de saúde pública, que segundo dados oficiais, mata 32 brasileiros por dia - uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS. Além disso, 90% dos casos de suicídio estão atrelados a algum problema de saúde mental, como depressão, bipolaridade, alcoolismo, entre outros. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais do suicídio. Não podemos menosprezar o sofrimento alheio, mas sim oferecer ajuda a quem está passando por um momento difícil”, afirmou o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Durante o seminário, a coordenadora de Saúde Mental do município, Janaína Moura, ainda destacou os dados do suicídio no município. De janeiro a agosto de 2018, foram notificadas 133 tentativas de suicídios em Itajaí, a maioria entre mulheres e jovens. Também foram registradas até o momento seis mortes por suicídio na cidade.

“Esses dados são preocupantes e demonstram como o suicídio está presente em nossa sociedade. Por isso, temos que falar abertamente sobre o tema, mostrar que há um recomeço para essas pessoas e que o município oferece ajuda”, pontuou Janaína.

Após o lançamento da campanha, os participantes puderam acompanhar uma palestra com o médico psiquiatra da Secretaria de Saúde de Itajaí, Giovani Tesser. O profissional abordou o tema: Acolher, compreender, prevenir e aliviar - atitudes diante do sofrimento emocional.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS