sábado, 20 de abril de 2024
Geral
10/09/2018 | 14:40

Educação: Sesc/SC divulga o calendário de rematrículas e matrículas para o ano letivo 2019 em suas escolas

Referência em Educação, o Sesc Santa Catarina inicia o processo de rematrículas e matrículas em suas Escolas no Estado, para o ano letivo 2019. No período de 10 a 14/09, as rematrículas são exclusivas para alunos beneficiados com bolsas de estudo pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). De 17 a 28/9, são voltadas para alunos veteranos; de 1º a 11/10, inicia o período de matrículas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. E a partir de 15/10, as inscrições abrem à sociedade. O Edital está disponível em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/. Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. 

A Instituição possui uma rede de ensino que atende Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola) em 21 unidades, Ensino Fundamental em 13, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.

O Sesc oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. O curso possui um Edital específico e calendário diferenciado: com rematrículas de 17 a 21/09; matrículas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de 24/09 a 12/10; e a partir de 15/10 as inscrições abrem à sociedade.

“Do berçário ao Ensino Médio, o Sesc é lugar completo para se desenvolver plenamente. Nossa metodologia de ensino estimula a criatividade e a reflexão. Os conteúdos curriculares dialogam com projetos transversais – empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes. O compromisso da Escola Sesc é com a formação dos filhos dos trabalhadores do comércio e com a construção de um mundo melhor”, salienta Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Educação, Saúde e Cultura do Sesc Santa Catarina. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita. Para 2019 estão disponíveis aproximadamente 9.260 vagas.

Educação Infantil – Creche
Atende crianças de quatro meses a três anos, 11 meses e 29 dias, em um espaço seguro e de aprendizado. Durante esse período, a criança passa pela rotina da creche, que conta com dois lanches e duas refeições, higiene e descanso, além de atividades pedagógicas e recreativas.  

Educação Infantil – Pré-Escola 
É voltada para crianças de quatro anos a cinco anos, 11 meses e 29 dias. Trabalha com a formação por meio do brincar, da ampliação das potencialidades artísticas e da expressividade, da participação em projetos e a realização de atividades nas quais a criança é a autora dos processos de aprendizagem. A criança aprende em português e também em outro idioma. Participa de projetos, dança, e, ao mesmo tempo, se aproxima do mundo letrado. Realiza atividades motoras e faz amigos para a vida toda. Na Educação Infantil da Escola Sesc, além de tudo isso, a criança cresce feliz e realizada. Desde o começo da vida, ela conta com atividades lúdicas significativas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade.

Ensino Fundamental 
Abrange ao Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, o que pode variar de cidade para cidade. O Ensino Fundamental do Sesc atua com material didático de referência nacional (Sistema de Ensino Pueri Domus), roteiros digitais repletos de conteúdo e criatividade, investe na formação continuada dos professores e trabalha com assessoria pedagógica especializada. O projeto pedagógico é desenvolvido por profissionais qualificados, com projetos de pesquisa focados no interesse das crianças. Os projetos valorizam o conhecimento e os anseios dos estudantes para formar sua visão de mundo com criticidade e liberdade e construir valores mais sólidos. O conhecimento é criado com o suporte de conteúdos curriculares contemporâneos e transversais. E, além disso, o aluno participa de atividades artísticas, de ações de sustentabilidade e trabalha uma cultura empreendedora. É um ensino consistente, que prepara o aluno para transformar o mundo.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc é a possibilidade de retorno aos estudos. A EJA oportuniza a continuidade no processo educacional e contribui para o desenvolvimento individual e a melhoria na qualidade de vida dos seus alunos, transformando vidas. Utiliza uma metodologia de ensino que estimula a construção colaborativa de aprendizagem, respeitando diferenças, valorizando saberes, aproximando famílias e comunidades. A Instituição possui uma equipe de educação capacitada para atender o aluno e seus familiares em suas especificidades. A EJA do Sesc abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e o Ensino Médio com certificação. A inscrição é gratuita.

Projeto Habilidades de Estudo (contraturno)
O Projeto Habilidades de Estudo é uma opção segura, lúdica e educativa para crianças de 6 a 13 anos no contraturno escolar. Com quatro 4 horas de atendimento diário, oferece apoio na realização de atividades escolares de forma planejada e a participação em projetos de arte, ciência e desenvolvimento cognitivo.
O estudante pesquisa e planeja de forma colaborativa, faz tarefas escolares, trabalha a sensibilidade artística e amplia seu repertório cultural. Com apoio de professores qualificados, o aluno é incentivado a desenvolver habilidades de estudo e de pensamento.

Projeto Horizonte (contraturno) 
Voltado para crianças de 6 a 14 anos, oferece a oportunidade do estudante permanecer na Escola durante todo o dia. Em um dos turnos (manhã ou tarde) o aluno cursará o ensino regular e no contraturno, desenvolverá diferentes atividades, com atividades de Cultura, Lazer, Saúde, Biblioteca, além do desenvolvimento de projetos da Educação. Entre estas atividades estão: atividades/leituras na biblioteca, horário para fazer as atividades escolares, prática de esportes, Clube de Ciências, participação no projeto de hortas, trabalhos na Unidade didática de reciclagem, participação em outros projetos como o intergeracional, aulas de música, teatro entre outras.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS