quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/09/2018 | 10:26

Financiamento internacional para Itajaí é aprovado no Senado

O Município de Itajaí recebeu sinal verde do Senado Federal para a liberação do financiamento de US$ 62 milhões, nesta terça-feira (04). A aprovação dada pelos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos foi confirmada em unanimidade pelo plenário no mesmo dia. O próximo e último passo é assinatura do contrato entre o Ministério da Fazenda, Itajaí e o banco.

Batizado de Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável, o conjunto de obras distribuídos em todos os bairros irá transformar a cidade com reurbanizações, construção de pontes, praças e implantação de binários.

“As mudanças na nossa cidade começam a se tornar realidade. Com esse financiamento poderemos proporcionar aos itajaienses uma cidade mais moderna, melhor e com a solução de problemas críticos de mobilidade”, avalia o prefeito Volnei Morastoni. “Isso vai refletir na qualidade de vida de cada cidadão”, conclui.

“Essa aprovação significa mais um passo de um processo que iniciamos no ano passado. Agora o financiamento está garantido, mas isso é apenas o início de outras etapas que dependem apenas do Município de Itajaí”, comemora o coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, Alcides Volpato. Ele adianta que os processos licitatórios já estão em andamento e as obras iniciarão logo após a assinatura do termo de serviços, porque a verba estará disponível.

As obras de reurbanização das ruas Expedicionário Aleixo Maba e Alfredo Eicke, e a construção da praça de esportes do Santa Regina, estão com o processo licitatório em curso na fase de habilitação das empresas. As obras de macrodrenagem no Rio Bonito e em Cordeiros estão com a abertura dos envelopes das empresas interessadas marcada para setembro. Com as empresas vencedoras definidas em cada processo, as obras iniciam em seguida.

Conjunto de obras

Os U$ 62 milhões do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável garantem 25 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Bom Bosco, Rio Bonito, Nossa Senhora das Graças, Santa Regina, São Roque, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Cabeçudas, Espinheiros e Ressacada receberão as transformações.

São prolongamentos de ruas para implantação de binários nas ruas José Eugênio Müller e Alberto Werner; Brusque e Juvenal Garcia; Uruguai e Umbelino de Brito. Outras avenidas importantes também serão reurbanizadas para execução dos binários na Marcos Konder e Sete de Setembro; Joca Brandão e Abrahão João Francisco. Outra importante via que se prolongará é a avenida Adolfo Konder.

Outras ruas e avenidas também serão criadas para desafogar o trânsito nas regiões da Murta, Praia Brava e Itaipava. O projeto também prevê reurbanizações, como são os casos das ruas Aleixo Maba, Tijucas e as avenidas Delfim de Pádua Peixoto, Campos Novos e Irineu Bornhausen. As bicicletas também terão seu espaço, além das reurbanizações, a orla de Cabeçudas e Praia Brava receberão uma ciclovia interligada.

Praças no Santa Regina e Nossa Senhora da Graças e o largo do Mercado Público também estão garantidos pela verba. Os recursos também contemplarão investimentos no combate às cheias e enchentes em obras de drenagem no Rio Bonito, Cordeiros, Dom Bosco e Fazenda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS