quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/08/2018 | 10:39

BC: Secretaria de Inclusão Social auxilia andarilho a retornar ao mercado de trabalho

Dificilmente você imaginaria perder tudo o que conquistou durante a vida, em um incêndio. Mas essa é a história de Ubiratan da Silva Domingos, do Rio Grande do Sul, que em apenas 40 minutos perdeu em um incêndio sua fábrica de salgados e todas as suas economias, que precisou usar pagar as contas. Sem saber o que fazer, ele andou 34 dias, a pé pela BR, de carona e até de barco, até chegar a Balneário Camboriú, na expectativa de recomeçar sua vida. “Eu precisava andar para refletir. Eu dormi na rua e em postos de gasolina, até chegar nesta cidade”, contou ele.

Ubiratan ficou sabendo da Casa de Passagem do Migrante, onde foi buscar abrigo na cidade. Foi aí que sua história começou a mudar. Formado em gastronomia, ele contou sua história para a equipe do local. “Fui acolhido pelo Resgate Social em um momento que não sabia muito bem o que faria da minha vida. Então conheci a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, contei minha história e através dela fui indicado para ser garçom aonde trabalho hoje”, disse ele.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, explica que ao conhecer a história do Ubiratan, se sensibilizou e foi buscar ajuda. “Podemos sim oportunizar a entrada das pessoas no mercado de trabalho, isso é uma maneira de inclusão social, colocando pessoas capacitadas no mercado de trabalho, não somente dando o peixe, mas também ensinando a pescar”, disse ela.

O seu início de vida em Balneário Camboriú foi na Pizzaria Bier, no Bairro dos Municípios. Ademir Paulino é o proprietário do restaurante e acolheu Ubiratan em sua equipe. “Todos nós temos o direito de recomeçar de alguma maneira. Por isso sempre busco inserir em minha equipe, pessoas que necessitam de ajuda. Esses que são ajudados se doam mais pelo estabelecimento e vem para somar ao trabalho do comércio”, disse ele.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS