sexta, 29 de março de 2024
Geral
28/08/2018 | 09:49

Estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo visitam o Porto de Itajaí

No sábado, 25, a Superintendência do Porto de Itajaí, abriu suas portas para receber um grupo de 57 acadêmicos dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG/UNIASSELVI).

Os universitários que realizaram a visita estão matriculados entre o oitavo e décimo período de ambos os cursos. Eles foram recepcionados, juntamente com a Engª Civil e Professora do curso de Engenharia Civil da Faculdade, Wivian Nereida Silveira, pelos Engenheiros da Diretoria Técnica de Projetos da Superintendência, André Pimentel e Joelcir Zatta.

Inicialmente, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer através de uma apresentação diversas ações estruturantes que o Complexo Portuário de Itajaí vem demonstrando. Foram explanadas diversas situações que vão desde os avanços em termos de obras e infraestrutura voltadas as áreas de engenharia do porto de Itajaí.

Após o término da apresentação, todos, tiveram a oportunidade de visitar o Porto de Itajaí, tendo como vista panorâmica, no quarto andar do prédio da APMT (empresa arrendatária do Porto de Itajaí). A proposta em trazer os estudantes ao Porto de Itajaí surgiu da própria Faculdade através do curso de Engenharia Civil em oferecer a disciplina de Portos.

Para os acadêmicos de ambos os cursos, oportunidades como esta estimulam cada vez mais o ingresso no mercado de trabalho.

“Sempre tive interesse por cálculos e principalmente em estudar grandes obras. Vir aqui e conhecer de perto o que é um complexo portuário me motiva cada vez mais a seguir na profissão”, afirmou Ana Carolina da Silva Pioto – Acadêmica do 10º período de Engenharia Civil.

Flávio Alves da Silva, reside na cidade de Schroeder e está cursando o nono período de Arquitetura e Urbanismo. Para ele, o conhecimento sobre o setor portuário ampliou sua maneira de interpretar os avanços que a profissão pode lhe garantir no futuro:

“Sobre a rotina do universo portuário eu sabia apenas o superficial de um complexo. Para se ter uma ideia, achava que os navios tinham um padrão único de tamanho e de acordo com as informações que obtive na palestra, percebi que tudo fica mais amplo com o tempo, pois é preciso que os navios tenham que se adaptar ao tamanho dos portos hoje em dia. Situações quanto aos cenários ambiental e econômico também me chamaram a atenção, do tipo cuidados com dragagens e a busca de lucros do setor”, destacou Flávio.

Os universitários que cursam Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana são residentes em geral dos municípios da Região do Vale do Itapocu, representados pelas cidades de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá e Massaranduba.

Para muitos que vivem afastados de regiões litorâneas, o conhecimento sobre a atividade portuária é fornecido somente em salas de aula. De acordo com a Engenheira Civil e Professora do curso de Engenharia Civil, Wivian Nereida Silveira, trazer estes estudantes para conhecerem de perto sobre como é o dia a dia num porto, estimula e incentiva cada vez mais a busca por aprimoramento da profissão.

“Aqui em Itajaí tenho laços familiares por parte de pessoas que se dedicaram a profissão portuária, e isso, sem dúvida também foi uma justificativa para mostrar a eles a importância da atividade portuária quanto a disciplina oferecida pelo curso. Para os acadêmicos sem dúvida é um universo totalmente diferente do que eles estão acostumados onde vivem. Também percebi muito interesse por parte deles tirando suas dúvidas na área como o sistema hidro fluviométrico, economia local, movimentação e cargas, características ambientais, e principalmente a busca por conhecimentos de como entrar no mercado de trabalho, seja por ingresso via concursos públicos, ou contratação direta de empresas do setor”, comentou Wivian.

Para André Pimentel, Gerente de Projetos e Diretor Técnico da Superintendência do Porto de Itajaí, momentos como este em passar conhecimento aos estudantes, engrandecem o interesse pela profissão e acima de tudo mobiliza o setor de engenharia do Porto a passar informações importantes quanto as atividades e ações estruturantes do porto:

“O Porto de Itajaí, ao qual é a Autoridade Portuária, seja na área ambiental ou sócio educacional, tem o compromisso de exercer seu papel institucional junto à sociedade. A área de engenharia portuária é muito complexa e aqui em Itajaí, temos muitos exemplos e situações de ensino que possam estimular os universitários, como nossas obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4, ampliação do píer de atracação de navios de turismo, instalação da Marina, recuperação dos molhes norte e sul, bacia de evolução, obras de dragagem, sinalização náutica, entre outras ações estruturantes que estão em andamento, apontou André.

De acordo com André Pimentel, outras apresentações estão sendo programadas para levar o conhecimento aos estudantes que estão inseridos na disciplina de portos.

“São grupos de universitários que estão prestes a se formar e praticamente todos preocupados quanto a conquista de espaço no mercado de trabalho. Nesse estágio da faculdade, para eles, é muito válido e oportuno este momento e se depender de nós, teremos sempre muita vontade em proporcionar a eles um pouco mais de conhecimento na área portuária”, destacou Joelcir Zatta – Engenheiro da Gerência de projetos da Superintendência do Porto de Itajaí.

A Superintendência do Porto de Itajaí, através da Gerência de Meio Ambiente e do setor de Estatísticas promove semanalmente o agendamento de Escolas Públicas, Universidades de todo o país e demais unidades de ensino com o Projeto Escola no Porto e programação de visitas técnicas ao Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS