quinta, 18 de abril de 2024
Geral
27/08/2018 | 09:21

Dia Nacional de Combate ao Fumo terá caminhada e orientações com profissionais de saúde na Hercílio Luz

Na próxima quarta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Itajaí realiza uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo na rua Hercílio Luz, no Centro. Profissionais de saúde e usuários do Programa de Tabagismo do município farão uma caminhada pela via a partir das 9h. Também haverá um espaço para orientar a população sobre o assunto e realizar atividades físicas, em frente à Casa de Cultura Dide Brandão, durante toda a manhã.

A iniciativa tem como objetivo alertar a comunidade sobre os malefícios do cigarro, oportunizando espaço para que as pessoas conheçam os grupos de apoio oferecidos na cidade para quem deseja parar de fumar. Além do Programa de Tabagismo, que fica na Unidade de Assistência Médica Especializada do Centro Integrado de Saúde (CIS), dez unidades de saúde realizam grupos: Cidade Nova I, Espinheiros, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Nossa Senhora das Graças, Portal II, Rio Bonito e Votorantim.

O tratamento contra o tabagismo é gratuito através do Sistema Único de Saúde, que fornece inclusive medicamentos que auxiliam na redução da dependência de nicotina.

“Durante a manhã da próxima quarta-feira vamos reunir usuários, enfermeiros, médicos, dentista, técnico de saúde bucal e agentes comunitários de saúde para informar a população sobre o combate ao tabagismo, promover atividades físicas para comunidade e orientar quem deseja parar de fumar, oferecendo ajuda profissional”, afirma a responsável pelo Programa de Tabagismo de Itajaí, Katheryne Santos.

Tabagismo mata

O tabagismo causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas. Não faz diferença como o tabaco é consumido: cigarros, charutos, cachimbos e narguilés fazem mal à saúde.

O tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.

Quem fuma tem dez vezes mais chance de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais possibilidade de sofrer um infarto, ter bronquite crônica e enfisema pulmonar. Além dessas doenças, o tabagismo dobra a probabilidade de ter um derrame cerebral.

Vantagens de parar de fumar

Parar de fumar melhora na capacidade de sentir cheiros e sabores, melhora a respiração, garante maior disposição para caminhar e realizar outras tarefas, reduz problemas digestivos, tosse e resfriados, elimina a cor amarela dos dentes e dedos, acaba com o mau hálito e deixa a pele mais saudável. Com o passar do tempo, a probabilidade de doenças do coração cai pela metade nas pessoas que param de fumar e o risco de câncer no pulmão reduz em até 50%.

Informe-se

Quem deseja parar de fumar pode buscar orientações junto ao Programa de Tabagismo, na Unidade de Assistência Médica Especializada do CIS, ou pelo telefone (47) 3247-9744, das 7h às 13h. Os fumantes ainda podem entrar em contato com as unidades de saúde que desenvolvem grupos de apoio.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS