sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/08/2018 | 16:52

Irregularidades na campanha podem ser denunciadas diretamente no site do MPF

Os cidadãos de todo o país podem denunciar irregularidades verificadas na campanha eleitoral diretamente no site do Ministério Público Federal (MPF), na Sala de Atendimento ao Cidadão.

 

Por meio dessa ferramenta on-line podem ser realizadas denúncias (representações), notícias de irregularidades, pedidos de informação processual e outros amparados pela Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).

 

Trata-se de um instrumento importante para auxiliar no combate à corrupção nas campanhas eleitorais, visto que qualquer cidadão pode comunicar uma irregularidade constatada nas campanhas de candidatos e partidos políticos de todo o território nacional, inclusive quando detectar que a campanha eleitoral das ruas não corresponde às doações e gastos registrados pelo candidato.

 

A Sala de Atendimento ao Cidadão é um dos sistemas on-line disponibilizados para atuar em prol da ética e da transparência no financiamento das campanhas nestas eleições. Além dele, o eleitor também pode acessar o sistema de Divulgação de Candidatura e Contas Eleitorais, já divulgado em matéria no site do TRE-SC.

 

O Ministério Público Eleitoral, composto por membros do MPF e do Ministério Público dos estados, atua na fiscalização da regularidade e da lisura do processo eleitoral, zelando pela correta aplicação das leis eleitorais.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS