terça, 16 de abril de 2024
Geral
20/08/2018 | 10:04

Univali realiza ações de sensibilização na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, por meio do programa Uninclui e do Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU), ações de sensibilização da comunidade acadêmica e externa, entre os dias 21 e 28 de agosto, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, intitulada como Semana de Valorização das Diferenças, em Itajaí (SC).

A ação inicia na terça-feira, dia 21 de agosto, às 9h, com a Blitz Codetran e Uninclui no Campus Itajaí. Serão prestadas orientações sobre as vagas prioritárias, para deficientes e idosos. A proposta é sensibilizar a comunidade acadêmica, garantindo respeito e garantia do uso exclusivo destas vagas ao público que lhes é destinado. O Campus Itajaí possui 37 vagas para deficientes e 41 vagas para idosos. Além da ação no estacionamento, a campanha terá desdobramentos nas áreas administrativas e espaços comuns da Universidade.

Na quarta-feira (22), às 9h, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi), reúne-se na sala 104 do bloco B3 da Univali, em um encontro estendido a convidados. Às 11h30, no Hall da Biblioteca Central da Univali será realizada a abertura de uma exposição fotográfica de autoria de alunos cegos, a partir da metodologia especial criada pelo professor de Fotografia, Eduardo Gomes. Às 19h, a presidente do Comadefi e assistente social na Univali, Bianca Reimão Curraladas, palestrará em um evento do Ciep Vovó Biquinha, no Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior.

A equipe da Univali participará ainda da blitz que ocorrerá na quinta-feira, às 9h, na Avenida Marcos Konder, também com o propósito de conscientizar a população sobre o respeito ao uso regular das vagas prioritárias.

A Escola Helen Keller fará, na manhã do dia 28 (terça-feira), uma intervenção destinada a alunos do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) e a funcionários administrativos da Instituição, sobre o cão-guia. A equipe apresentará informações relativas ao treinamento destes animais e como se deve agir diante deles para não atrapalhar na relação entre o deficiente e o cão-guia.   

Na Univali, o encerramento da semana será com a "Tarde Cultural Inclusiva", na tarde do dia 28, em frente à Biblioteca Central. Haverá exposição de trabalhos de entidades vinculados ao Comadefi e apresentações musicais do Setor de Arte e Cultura, a partir das 14h. Professores, acadêmicos e representates do Comadefi ministrarão outras atividades paralelas e que integram a programação da semana do Município, protagonizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Programa Uninclui

 O Uninclui é o programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho da Univali, que existe desde 2016. A equipe recebe os currículos e analisa todos os laudos recebidos, além de realizar as orientações e encaminhamentos necessários quando preciso. Atua na inserção ao trabalho, mas, principalmente, na conscientização, sensibilização sobre a importância da inclusão na Universidade.

NAU

O Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU) é formado por uma equipe interdisciplinar que acolhe, oferece apoio e orienta estudantes matriculados nos cursos de graduação e nos colégios de aplicação, garantindo o amplo direito ao acesso e ao acompanhamento das atividades relativas ao processo ensino e aprendizagem no ambiente acadêmico. O Núcleo está estruturado em três áreas: Área de Atendimento e Apoio à Acessibilidade, Área Intelectual, e Área Sensorial.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS