quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/08/2018 | 09:50

BC: Dia D de Vacinação e mutirões movimentaram as Unidades de Saúde neste sábado

As Unidades de Saúde estiveram movimentadas neste sábado (18), no Dia D de Vacinação contra o Sarampo e Poliomelite, quando foram aplicadas 7.236 doses de vacinas para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Além da vacinação, tiveram mutirões de exames preventivos; testagem rápida; ultrassom ecológico para gestantes; atendimentos multiprofissionais com fisioterapia (auriculoterapia); psicologia (oficina de saúde mental); orientações de educação em saúde como prevenção de acidentes domésticos na infância; atendimentos odontológicos e encaminhamentos de oftalmologista.

Desde as 8h da manhã, mães, pais, avós, tios e irmãos levaram os pequeninos para se vacinar. Marilene da Graça, é avó da Flor Barbosa, de dois anos e ficou feliz com a chance de poder cuidar ainda mais de sua neta. “É importante trazermos as crianças para se vacinar. Agora a gente fica até mais tranquila”, disse ela.

No Posto Central, muitos também participaram das atividades, como aulas de dança e acompanharam apresentações de resgate do SAMU. Na ocasião também foi celebrado um acordo com a Universidade do Vale do Itajaí, onde os alunos vão projetar o ambiente e humanização dos Postos de Saúde do Município.

A secretária de Saúde, Andressa Hadad falou que esse mutirão de exames do sábado, será realizado ao menos uma vez por mês com temáticas diferentes. “Todo mês faremos uma ação específica especializada, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, pela importância dessas ações para a prevenção das doenças. E para auxiliar na diminuição da fila de exames, terão os mutirões aos sábados. Queremos proporcionar mais horários e mais consultas”, explicou Andressa.

O prefeito Fabrício Oliveira, que passou pelo Posto Central, explica que ações como essa fazem parte da proposta de humanização e facilitar o acesso à saúde para população. “Estamos investindo em saúde e queremos nos aproximar da população e humanizar cada vez mais o atendimento. Acabamos com a entrega de fichas de madrugada e estendemos o horário em dois postos de saúde até as 22h. Estamos investindo tanto em ações preventivas, quanto em tratamentos”, disse ele.

Os pacientes que foram atendidos neste sábado, para os exames e consultas, receberam durante a semana ligação da Secretaria de Saúde. Edna Silva fez pela primeira vez seus exames preventivos no Posto de Saúde. “Tinha plano de saúde, mas dessa vez precisei do SUS e fiquei muito feliz de poder vir ao sábado e ser tão bem atendida”, disse ela.

Além das ações nos Postos de Saúde, foram realizadas vacinações no Shopping Atlântico, que contaram com a presença do Zé e da Maria Gotinha.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS