quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/08/2018 | 09:48

Dia D de vacinação movimenta unidades de saúde de Itajaí

O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo mobilizou todas as unidades de saúde de Itajaí neste sábado (18). Centenas de pais aproveitaram a data para vacinar e proteger os filhos contra o retorno dessas doenças. Os postos do município abriram das 8h às 17h para imunizar a população e programaram uma série de atividades para receber as crianças, com brinquedos e guloseimas.

Além das atividades nas unidades, a Secretaria de Saúde de Itajaí também disponibilizou veículos para vacinar crianças de um ano a menores de cinco anos nas casas e em locais estratégicos, facilitando o acesso da população. Ao todo, já foram aplicadas 7.232 doses contra a poliomielite e 7.061 doses contra o sarampo no município, totalizando cerca de 64% das crianças imunizadas. A meta de Itajaí é vacinar 11.142 crianças até o dia 31 de agosto, quando encerra a campanha.

“Na minha residência médica atendi diversos pacientes com sequelas de poliomielite, uma doença que deixa consequências graves e que não podemos deixar voltar, assim como o sarampo. Por isso, reforço que vacinar é um ato de amor e peço para que os pais levem seus filhos para serem imunizados”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Pais ressaltam a importância vacinar os filhos
Crianças e adultos movimentaram as unidades de saúde durante todo dia D. Além de levar os filhos para se vacinar, teve pais que também aproveitaram o momento para atualizar a caderneta de vacina, como a moradora do Santa Regina, Kátia dos Anjos Silva. A atendente conta que não tem mais a caderneta e não se lembra se tomou a vacina contra o sarampo. Por isso decidiu se imunizar, assim como a filha. “É importante manter a carteira sempre atualizada para se prevenir dessas doenças”, avalia.

Moradora da localidade do Espinheirinhos, a dona de casa Daiane Cristina Vieira aproveitou que a equipe da unidade do Santa Regina estava vacinando na Escola Clarindo Sebastião da Cunha para levar os filhos de um e quatro anos para se imunizar. “Facilita muito ter a vacinação aqui perto de casa, senão teria que ir até a unidade, que fica distante”, ressalta.

Na unidade de saúde do Espinheiros o movimento também foi intenso neste sábado. Rosana da Silva Ribeiro foi uma das pacientes que levou a filha para participar da campanha. Ela diz que todas as vacinas da menina estão em dia e ressalta a importância da vacinação. “O sarampo está batendo a porta novamente, por isso temos que nos prevenir e deixar a caderneta sempre atualizada”. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS