quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/08/2018 | 17:44

Representantes da AMFRI participam de Encontro Estadual de GMCs e Seminário de Engenharia e Arquitetura

Mais de 300 profissionais, entre gestores de convênios, engenheiros e arquitetos que atuam nos setores de captação de recursos e execução de obras públicas, a maioria de prefeituras catarinenses, debateram sobre os desafios e atuação profissional nas áreas envolvidas.  Representando a AMFRI, estiveram participando, o assessor em projetos e convênios, Roberto de Souza, e o engenheiro civil RubensAdriano Kinaipp. 

Promovidos pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o IV Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios e II Seminário Catarinense de Engenharia e Arquitetura no Setor Público foram realizados de 14 a 16 de agosto, em Florianópolis. O encontro teve como objetivo consolidar e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais sobre práticas da transferência voluntária de recursos das esferas federal e estadual, e buscar métodos e técnicas que aperfeiçoem a prática frente à captação de recursos e no gerenciamento de convênios.

Na programação palestras e oficinas sobre gerenciamento de processos de gestão de convênios e projetos; conceitos e mecanismos de implantação de compliance na gestão de recursos; rodas de conversas sobre o papel estratégico dos profissionais que atuam na área; workshop sobre orçamento e acompanhamento de obras; e painel sobre novos modelos de contratos de serviços.

Abertura: Na noite de abertura, o presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (IDEAL), Mauro Passos, falou sobre o projeto piloto de energias renováveis em implantação no município de Imbituba e apresentou a parceria com a FECAM “Municípios Solares”. A liderança no gerenciamento de processos de gestão de convênios e projetos foi tema de apresentação conjunta das Prefeituras de Ipuaçu, Blumenau e São João do Sul. Por último, representantes de Rancho Queimado, falaram sobre a implantação do setor de convênios no município e a importância da estruturação para viabilizar investimentos e obras estratégicas.

Rodas de conversas e workshops: O segundo dia dos eventos foi marcado por discussões sobre o papel estratégico do gestor de convênios e a necessidade de reposicionamento. Em um workshop, engenheiros e arquitetos refletiram sobre a orçamentação de obras. Em seguida, os participantes, divididos em salas temáticas, puderam conhecer os programas da FUNASA e o novo G-Obras. Além disso, outros dois temas estratégicos foram objeto de reflexão: os principais erros na elaboração de propostas e a qualidade de obras, da contratação à fiscalização. Uma roda de conversa sobre as mudanças e implicações da portaria 424 e da Instrução Normativa 02 encerrou os trabalhos do segundo dia de programação.

O terceiro dia tem como temáticas os novos modelos de contratos de serviços; a melhor forma do acompanhamento de obras; as tendências de negócios e investimentos públicos em Santa Catarina (Parceria Público Privada - PPP’s e Concessões); e a elaboração de projetos de obras.

Apoiadores - Os eventos contam com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, e o apoio das Associações de Municípios, da Caixa Econômica Federal, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREAS/SC, do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP; do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC; e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Servidores do Estado de Santa Catarina – AEASESC.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS