quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/08/2018 | 15:32

Professor Edison D´ávila lançará 2ª edição de seu livro sobre História de Itajaí

Um dos livros mais importantes e que há anos orienta estudantes, professores e pesquisadores sobre a fundação e a expansão da cidade de Itajaí, ganha finalmente uma segunda edição revisada e ampliada. A obra “Pequena História de Itajaí”, agora conterá 384 páginas e vem acrescida com ideias e teses que constam de ensaios e estudos que o professor e historiador Edison d´Ávila já publicizou e reúne outros estudos especialmente realizados por ele para essa nova edição; assim como, os de outros tantos estudiosos e historiadores de Itajaí e Santa Catarina.

O historiador Edison d´Ávila nasceu em Itajaí em 1947 é licenciado em Letras pela Univali, arquivista pela Universidade de São Paulo/USP e museólogo, Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Univali/Universidade do Vale do Itajaí por 25 anos. Foi Secretário Municipal de Educação de Itajaí, Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Diretor do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí e membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Itajaí e do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Agraciado com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza concedida pelo governo do Estado de Santa Catarina. É membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação dos Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. Tem livros e artigos publicados em jornais e revistas sobre história regional de Santa Catarina.

O objetivo principal da 2ª edição desse livro é mais difundir conhecimento histórico acerca da comunidade de Itajaí, a partir da atualização da primeira edição, de 1982, há muitos anos esgotada. O livro é endereçado não somente ao leitor especialista em história, mas sim a todos os interessados em adquirir conhecimentos sobre o passado e a história contemporânea de Itajaí.

O autor adotou nessa 2ª edição uma divisão própria, em que propõe uma visão mais inclusiva da história itajaiense, capaz de abranger ações continuadas, estruturas em transformação, episódios e aqueles que tiveram participação ativa em cada momento histórico. Trata-se de um compêndio para amplo uso e proveito de estudantes, professores e pessoas que buscam conhecer a história do município de Itajaí.

A obra se compõe de vinte e nove capítulos, em que o historiador Edison d´Ávila ampliou a pesquisa e apresenta uma riqueza de informações e documentos, muitos dos quais pela primeira vez tornados públicos.

Lançamento

Dia 29 de agosto de 2018 – 20h

SESC Itajaí

RuaAlmirante Tamandaré, 259 - Centro, Itajaí - SC, 88301-430.

Fone: 47 – 3249-3879


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS