sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/08/2018 | 11:09

Rua Tijucas será referência na reurbanização em Itajaí

Uma das principais vias de Itajaí terá um novo visual. É o que prevê o projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) para a reurbanização da rua Tijucas, no Centro. Com as obras, quem passar pelo local terá um espaço mais atrativo para chegar a um dos principais pontos turísticos da cidade: a Igreja Matriz. No projeto, será implantado o conceito de “traffic calming” para melhorar a circulação de pessoas no comércio e a convivência entre ciclistas, pedestres e condutores.

A reurbanização contempla ampliação dos passeios públicos, arborização, nova iluminação e cabeamento subterrâneo, novo mobiliário urbano e estacionamento com piso permeável. As obras serão custeadas por meio do financiamento internacional e previstas no projeto Itajaí 2040: moderna e sustentável.

O projeto também prevê o desenvolvimento do conceito de “traffic calming” para redução da velocidade do tráfego de veículos e maior segurança para pedestres e ciclistas. Segundo a secretaria de Urbanismo, o conceito pode ser aplicado em lugares com grande circulação de pessoas e veículos.

“A rua Tijucas é uma das mais importantes vias do município. Com a reurbanização, vamos reorganizar e tornar mais atraente para todos os cidadãos que trafegam pelo local”, pontua o secretário-adjunto da Secretaria de Urbanismo, Ricardo Rebello.

Financiamento internacional

As propostas de Itajaí no financiamento internacional preveem a realização de uma série de obras de infraestrutura em um investimento de R$ 200 milhões, entre elas 17 obras de mobilidade urbana com a construção de binários, ciclovias, requalificação de calçadas, reurbanização viária e construção de pontes; construção de três praças; quatro obras de macrodrenagem.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS