quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/08/2018 | 11:08

Itajaí: Campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa na segunda-feira (6)

A partir de segunda-feira (6), o Município de Itajaí estará engajado na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo. Todas as unidades de saúde da cidade vão imunizar crianças de um ano até menores de cinco anos contra as duas doenças. A meta em Itajaí é vacinar 11.142 crianças até o fim da campanha, em 31 de agosto.

A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde em função da baixa cobertura vacinal em alguns estados e dos surtos de sarampo ocorridos em Roraima e no Amazonas. Além disso, cinco estados brasileiros já confirmaram casos de sarampo neste ano: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará e Rondônia.

Outro dado que preocupa o Ministério da Saúde é que 312 municípios do país podem ter o retorno da poliomielite por causa da baixa procura pela vacina. Em Santa Catarina, a paralisia infantil foi erradicada em 1990.

Com a campanha, a Secretaria de Saúde de Itajaí pretende minimizar o risco de adoecimento das crianças do município e ampliar a cobertura vacinal na cidade. Em 2017, o município atingiu 91,38% de cobertura contra a paralisia infantil e 93,67% de cobertura contra o sarampo. Neste ano, até fevereiro, em torno de 40% do público-alvo das duas vacinas já fizeram as doses necessárias. A intenção é chegar a 95% de cobertura.

Mesmo aquelas crianças que já se vacinaram devem comparecer às unidades de saúde para receber as doses. Quem não puder levar o filho durante a semana terá uma oportunidade no Dia D de mobilização, que ocorre sábado, 18 de agosto. Nessa data, todas as unidades de saúde da rede pública estarão abertas das 8h às 17h para vacinação.

“Estamos mobilizando todas as nossas unidades de saúde para atingir a meta de vacinar e proteger mais de 11 mil crianças do município contra o retorno dessas doenças. Os pais e responsáveis devem se conscientizar sobre a importância da vacinação e procurar a unidade mais próxima para imunizar seus filhos. Só quem conviveu com essas doenças sabe o quanto são graves e merecem nossa atenção”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

> Servidores recebem treinamento sobre Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Para fazer a vacina, basta levar as crianças de um ano a menores de cinco anos até uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade. Além da campanha, as vacinas contra a poliomielite e o sarampo são oferecidas durante todo ano na rede municipal de saúde.

O que é a poliomielite?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. A doença pode causar paralisia e até mesmo a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas.

Quando os sintomas surgem são brandos, e podem ser facilmente confundidos com uma gripe, como febre, dor na garganta e cabeça, vômitos, mal estar, dor nas costas ou rigidez muscular e meningite. Em casos graves, a infecção leva à poliomielite paralítica. Alguns dos sinais são os mesmos, mas ela evolui para fortes dores musculares e flacidez nos membros.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, sendo extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Contudo, a prevenção é efetiva pela vacina.

A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade, podendo levar a morte.

Os principais sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, que antecedem de 1 a 2 dias o aparecimento das manchas vermelhas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS