sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/08/2018 | 10:00

BC: Turismo poderá se tornar conteúdo nas escolas

Os Colegiados de Educação e Turismo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) desenvolveram juntos um projeto para incluir o turismo como pauta da educação básica nas escolas. Ainda não se sabe ao certo para qual público será incluído o conteúdo, qual metodologia será utilizada e se o Turismo entrará como uma matéria regular ou se será apresentado paralelamente a outras áreas (geografia, história, matemática, etc.).

Para chegar a essas decisões, o Colegiado de Educação ouviu as ideias do Colegiado de Turismo sobre o que eles desejam que seja apresentado aos alunos e a partir disso desenvolveram uma pesquisa destinada aos professores da Rede de Ensino da região Costa Verde & Mar. Os resultados serão apresentados no próximo encontro (07 de agosto) e, após debatidos, será determinado para quem e como serão apresentados os conteúdos. Cada município terá o conteúdo de acordo com suas informações turísticas.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Miro Teixeira, a inserção do Turismo nas diretrizes escolares é muito importante para que as crianças aprendam desde cedo a importância da atividade para o município, principalmente no ramo econômico, e assim despertar neles o interesse para com o setor. "É uma forma também das crianças e adolescentes aprenderem a respeitar o turista. Muito da comunidade vive do turismo às vezes não tem tanta tolerância com quem vem visitar. É uma capacitação junto de uma conscientização", diz.

“A ideia é fazermos os alunos conhecerem melhor a região onde moram e saberem da importância do turismo. O enfoque é despertarmos em cada educando o interesse para que saibam falar da região onde moram, de seus pontos turísticos e da história de cada lugar. É um resgate muito importante também da questão cultural”, explica a secretária de Educação, Rosângela Percegona Borba.

Região Costa Verde & Mar

A região Costa Verde & Mar é formada por 10 municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Eles desenvolvem juntos estratégias para melhor receber o visitante e de maior divulgação dos atrativos e serviços turísticos. A região está localizada no centro-norte de Santa Catarina e é consolidada como uma das principais regiões turísticas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS