quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/08/2018 | 16:43

Arrancadão de Canoas Artesanais será neste fim de semana

Pescadores de Santa Catarina se confraternizam no 2º Arrancadão de Canoas Artesanais em Balneário Camboriú neste sábado e domingo (04 e 05). Além do arrancadão de canoas, que são disputas envolvendo duas embarcações por vez, o evento terá outras provas, comercialização de comidas típicas e apresentações artísticas (confira a programação abaixo).

As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. As provas ocorrerão na Praia Central, na Barra Sul. Já as apresentações artísticas e a gastronomia estarão concentradas na Praça do Pescador, no Bairro da Barra.

Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o Arrancadão está maior neste ano, com pescadores de várias praias de Santa Catarina participando das competições. Cerca de 200 pescadores são esperados. Em 2017, quando o evento foi realizado pela primeira vez, o Arrancadão teve apenas um dia de duração.

Estão previstas ainda provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra e escolha do pescador mais antigo e do pescador mais novo. Haverá também jogo de dominó (que é a distração dos pescadores nos ranchos enquanto aguardam a chegada do cardume da tainha), futebol de areia e gincana do prato de pirão com tainha (vence quem comer mais rápido).Realizado pela Equipe Arrancadão, o projeto foi proposto na LIC por Ronan Vignoli Pinheiro. O objetivo é preservar e valorizar a cultura da pesca artesanal após a safra da tainha. “Uma das novidades neste ano foi o convite que fizemos a pescadores de praias de Santa Catarina, como Farol de Santa Marta, Imbituba, Garopaba, Florianópolis, Zimbros, Bombinhas e Penha”, comenta Joabe Linhares, um dos idealizadores do Arrancadão. Esta edição conta com um mascote em forma de peixe, o Escamoso, que está ajudando a divulgar o evento.

Os shows do Arrancadão também têm relação com a cultura do litoral catarinense. Na programação, estão previstas apresentação de bandas locais e de artistas estaduais, como o grupo Dazaranha. Pratos típicos, como tainha assada com pirão e salada, tainha frita, camarão ao bafo, camarão soltinho, mariscos na casca e bolinho de peixe, poderão ser adquiridos na Praça do Pescador.

Arrancadão

Prova que dá origem ao nome do evento. Consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (04)

PRAIA CENTRAL, EM FRENTE À RUA 4750, NA BARRA SUL

8h – Inscrições do Rancho
9h – Tiago Costa (Show Musical)
9h – Início da Gincana e Arrancadão
13h – Continuação da Gincana e Arrancadão
13h – Tiago Costa (show Musical)

PRAÇA DO PESCADOR, BAIRRO DA BARRA

12h – Alma Vintage (Show Musical)
13h30 – Dj Gilson
16h– Rocking Chair (Show Musical), Campeonato de Futebol, Concurso de Dominó
17h - Concurso Verso por equipe
18h – Maria do Cais (Show Musical)
19h – Concurso do Pirão
19h30 – Déte Pexera (Stand-up comedy)
21h – Joni Lopes (Show Musical)
22h30 – Dany e Rafa (Show Musical)

DOMINGO (05)

PRAIA CENTRAL, EM FRENTE À RUA 4750, NA BARRA SUL

9h – Final Gincana e Arrancadão
9h – Ivy Martins ( Show Musical)

PRAÇA DO PESCADOR, BAIRRO DA BARRA

11h – Elke Melo (Show Musical)
12h30 – Maloka Nunes (Show Musical)
13h30 - Dj Gilson
15h – Entrega da Premiação
17h – Mané Darci (Stand-up comedy)
18h30 – Semente Alada (Show Musical)
20h – Dazaranha (Show Musical)


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS