quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/08/2018 | 14:49

PROCON/BC divulga dicas para as compras do Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, e muitas pessoas preferem já garantir o presente a quem quer que tenha feito o papel de pai na família logo no início do mês. Portanto, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Balneário Camboriú elencou algumas orientações para aplicar na hora de realizar as compras dos presentes.

Primeiramente, o PROCON/BC orienta que consumidor já tenha em mente o item que deseja comprar. Isso permitirá com que haja a maior margem para pesquisa de preços, qualidade e usabilidade dos produtos. Após a escolha, o ideal é investigar cada modalidade de pagamento que o comércio oferece, lembrando que, o estabelecimento pode oferecer desconto conforme a forma de pagamento seja por meio de dinheiro, cartões ou cheque (se o estabelecimento aceitar).

Ainda sobre a forma de pagamento, é importante ficar atento aos juros incluídos nas parcelas, além de eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra ou contratação. Antes de realizar a compra, é interessante que o consumidor questione se há a possibilidade de troca do produto, já que o estabelecimento não é obrigado a realizar trocas de mercadorias que não apresentaram problemas.

Para quem deseja levar o pai para almoçar ou jantar em algum lugar especial, o Procon também apresenta as precauções que devem ser tomadas. Taxas de serviço são opcionais, ou seja, o cliente escolhe se vai pagar ou não. Já no caso do couvert artístico, as informações sobre pagamentos devem ser claramente divulgadas pelo estabelecimento em questão.

Quando o assunto são as compras pela internet ou catálogos, a orientação é ler com atenção os critérios para a compra, como características, formas de pagamento e, especialmente, o prazo de entrega, já que o dia dos pais será no próximo dia 12 de agosto.

“É importante não se esquecer de que, para as modalidades de compra fora do estabelecimento físico como pela internet, existe o prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir do recebimento do produto, independentemente do motivo do consumidor”, disse o diretor do Procon/BC, Jean Carlo Lopes.

Para qualquer dúvida, o consumidor pode entrar em contato com PROCON/BC pelo telefone 151.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS