sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/07/2018 | 09:39

24º Concurso de Pratos Típicos valoriza a culinária rural de Itajaí

O 24º Concurso de Pratos Típicos trouxe o gostinho colonial das comidas que só Itajaí tem para a programação da 35ª Festa Nacional do Colono. Com o objetivo de valorizar as receitas preparadas e consumidas no meio rural, a competição ocorreu na tarde deste sábado (28) e dividiu-se em duas categorias: Pratos Típicos e Pratos Inovação. Ao todo, o concurso contou com 23 participantes e 10 jurados convidados.


“Este evento ajuda a manter vivo um dos momentos mais importantes da Festa do Colono. Essa tradição de cultivar a gastronomia faz parte da cultura do Município, especialmente das nossas comunidades rurais”, afirma Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

O evento passou pelas etapas de degustação dos pratos, momento em que os jurados avaliam cada comida com uma nota. Na sequência, houve um consenso entre os avaliadores e foi dado o resultado final.

O primeiro lugar dos Pratos Típicos foi para o Bolo de Aipim de Inês Zermiani Gervásio, do Arraial dos Cunha. Completaram o pódio Erenita Schulle, que preparou uma Sopa de Tilápia (2º - Brilhante 1), e Luiz Antônio de Quadra com o Bolo de Milho Verde (3º - Paciência).

“Sempre participei e recebi o incentivo das pessoas próximas a mim, mas não imaginava ganhar hoje e estou muito feliz. A receita foi a minha irmã que passou, já é uma tradição de família”, comenta Inês Zermiani.

Já na categoria Pratos Inovação, Neuziane Testoni, do bairro Itaipava, consagrou-se campeã com o Bolo Verde. O segundo lugar foi para o Quiche de Tomate Seco com Ricota de Rosane Maria Merlo (Baía), e o terceiro para Eliane Inácio e o Escondidinho de Carne Seca com Abóbora (Espinheiros).

“Por ser a primeira vez que estive na competição, foi uma grande surpresa eu ter ganhado. A receita é simples, mas acrescentei o agrião pensando em atrair as crianças par comer essa opção mais nutritiva”, destaca Neuziane Testoni.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS