quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/07/2018 | 09:57

NAN e Nestogeno vão substituir leite de vaca na merenda escolar dos alunos de 0 a 12 meses em Navegantes

No segundo semestre deste ano, as fórmulas infantis passarão a fazer parte do cardápio da alimentação escolar, em substituição ao leite de vaca para menores de 1 ano de idade, conforme recomenda o Ministério da Saúde. Neste sentido, a partir de agora, os bebês de até seis meses de idade, atendidos nas creches municipais de Navegantes, vão ser alimentados com NAN Comfor e os de seis meses a 12 meses de idade com Nestogeno (conforme a licitação).

Na semana passada as merendeiras da Rede Municipal de Ensino passaram por treinamento de manipulação de alimentos, com a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e um treinamento específico para manipulação das fórmulas infantis (para crianças de zero a 12 meses), com o representante da empresa que fornece as fórmulas.

De acordo com as nutricionistas, o município vai acompanhar essa mudança e estará cancelando o fornecimento dos engrossantes (farinha láctea e mingau multicereais), por conterem grande quantidade de açúcar, que aumenta o risco de obesidade e outras doenças (conforme o Guia Alimentar para Menores de 2 Anos do Ministério da Saúde). “A alimentação escolar no município de Navegantes está em constante evolução, com o Departamento de Nutrição sempre buscando promover a saúde e a formação de bons hábitos alimentares aos estudantes da rede municipal de ensino”.

Vale ressaltar, que o leite materno é o melhor alimento para a criança e se recomenda que seja exclusivo até o sexto mês e acrescido de alimentação complementar após esse período. Na impossibilidade deste, a fórmula infantil é nutricionalmente mais adequada que o leite de vaca por conter maior quantidade de ferro (mais biodisponível), além da quantidade equilibrada de proteínas, carboidratos e lipídeos para atender essa faixa etária, favorecendo o crescimento e desenvolvimento dos bebês.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS