quinta, 18 de abril de 2024
Geral
23/07/2018 | 10:17

Univali lança campanha de redução de uso de copos descartáveis

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou nesta segunda-feira, 16, a campanha “Adote umacaneca” com o objetivo de incentivar o uso de utensíliosreutilizáveis e reduzir em 70% o uso de copos plásticos descartáveis em seus campi. “Para se ter uma ideia, só em 2017 foram comprados e utilizados 2 milhões de copos plásticos descartáveis”, explica a engenheira ambiental, Francine Wendt. Além de copos plásticos e térmicos, a ação se estende a todos os descartáveis, como garrafas de água e canudos descartáveis.

“Além de levar mais de 450 anos para se decompor, há ainda o impacto negativo para a produção do copo descartável. Por exemplo, para produção de um copo descartável que vamos utilizar uma única vez por alguns minutos, a indústria precisa de 500 ml de água. Por outro lado, para se lavar um copo reutilizável na pia, precisamos de 400 ml. Como conclusão, beber água em um recipiente reutilizável causa menos danos ao planeta”, explica Francine.

 

A campanha também está alinhada a outras iniciativas de gestão ambiental e consumo consciente, como o recente pacto do município de Itajaí com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução da poluição plástica nos oceanos e aos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Além da campanha de incentivo para que os funcionários e acadêmicos utilizem seus próprios utensílios não descartáveis, a política de Responsabilidade Social da Univali prevê outras atividades, como ações de logística reversa, redução do consumo de água e energia elétrica, e redução de impressões em papel.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS