sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/07/2018 | 09:02

Navegantes: Projeto Alimentação Saudável testa aceitação da tilápia na merenda escolar

A Secretaria da Educação de Navegantes, através do Departamento de Nutrição, iniciou neste mês de julho um estudo para avaliar a aceitação do filé de tilápia, na forma de estopinha (ensopado com legumes), na merenda escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O estudo apontou que cerca de 90% dos estudantes aprovaram o prato a base de peixe.

De acordo com o relatório da equipe de nutrição, as unidades escolares relataram a aceitação ou não pelos estudantes. Através deste estudo, foi possível realizar um levantamento de aceitabilidade máxima, parcial e mínima, de acordo com as faixas de ensinos (creche, infantil e fundamental). “Pode-se constatar que a aceitação do filé de tilápia nas escolas avaliadas foi de 90% (máxima e parcial) e apenas 9% rejeitou (mínima aceitação) a preparação”, relatam os nutricionistas.

Segundo o relatório, de modo geral, a aceitabilidade de 90% do filé de tilápia é um indicativo que esta preparação pode permanecer no cardápio da alimentação escolar. Estudos apontam que a aceitação de um alimento pelos alunos é relevante para determinar a qualidade do serviço oferecido pelas escolas, no que compete ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na aquisição de gêneros alimentícios desprezados. Para avaliar a aceitação de algum tipo de alimento, o teste de aceitabilidade é uma ferramenta fundamental, pois sua execução é fácil e permite a verificação da preferência média dos alimentos ofertados.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS