quinta, 18 de abril de 2024
Geral
02/07/2018 | 16:03

Univali vence Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio em SC

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é a vencedora da categoria Instituição de Ensino, no nível Superior, do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio, na etapa estadual. A iniciativa, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), reconhece e incentiva a qualidade dos programas de estágio no Brasil, envolvendo empresas, instituições de ensino e estudantes.

O prêmio possui três categorias: Prêmio Empresa Destaque; Prêmio Estagiário Destaque; e Prêmio Instituição de Ensino Destaque. A categoria e nível que a Univali foi vencedora ressaltam instituições que se destacam na gestão de contratos de estágio, abrangendo processo de orientação estudantil e incentivo para a aplicação dos conhecimentos adquiridos na escola, bem como o atendimento aos processos previstos na Lei 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Entre as iniciativas mais relevantes que motivaram a conquista do prêmio à Univali estão o fato da Universidade ter uma central de estágios, que é a Coordenadoria de Atenção ao Estudante (CAE), e um sistema de gerenciamento dos estágios não obrigatórios de uso interno e externo, com o Banco de Talentos. Além disso, a Instituição contempla no projeto pedagógico e nos regulamentos dos cursos de graduação as prerrogativas do estágio não obrigatório, incentivando a realização deste estágio para validação como atividades complementares e integralização da matriz curricular, com envolvimento dos coordenadores de curso e da CAE.

Na Univali, há um quadro de perfil dos estagiários, por curso, para análise das vagas e das atividades nos documentos de estágio, e existe avaliação online para alunos, supervisores e professores orientadores, com relatórios defeedback. A Universidade também promove e participa de feiras e fóruns internos e externos, no intuito de aproximar as empresas e os estudantes, aprendendo melhores práticas de estágio e permitindo trocas de experiências, com treinamentos e a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho.

"Este prêmio reconhece uma série de iniciativas da Univali, para gerar oportunidades do estudante vivenciar a realidade do mercado de trabalho ainda na graduação", ressalta o vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Universidade.

Os vencedores da etapa estadual do IEL serão premiados em cerimônia em data e local a definir. Os destaques participarão da submissão à etapa nacional.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS