sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Fotos: Jeferson Baldo/Secom
29/06/2018 | 14:55

Governador Eduardo Pinho Moreira participa da entrega da Ordem do Mérito Industrial e Mérito Sindical de Santa Catarina

O governador Eduardo Pinho Moreira participou na manhã desta sexta-feira, 29, em Florianópolis, da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial e Mérito Sindical de Santa Catarina, promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em reconhecimento às personalidades e organizações que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento do Estado. A solenidade marcou o encerramento da 7 ª Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. Também foi homenageado o catarinense Walter Orthmann, de 95 anos, que entrou para o Guinness Book como o trabalhador que atua há mais tempo na mesma empresa, 80 anos.
 
“É importante reconhecer a força do trabalho desses catarinenses. São bons exemplos que ajudam para que nosso Estado ocupe lugar de destaque no cenário nacional. Pessoas que construíram empresas sólidas, que geram empregos e mostram que Santa Catarina tem essa capacidade diferenciada e uma economia diversificada. Parabenizamos ainda seu Valter, que nos mostra o comprometimento, a dedicação e a disciplina”, destacou Eduardo Pinho Moreira.
 
Aos 95 anos, o homenageado Walter Orthmann relatou que não há segredos em trabalhar tantos anos na mesma empresa. Afirmou que é preciso cuidar da saúde, ter disciplina e muita paixão no que se faz. “Esse reconhecimento é muito importante e uma honra para mim. Enquanto eu puder, eu vou trabalhar”, disse.
 
Força da Indústria
 
O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, salientou que empreendedores realizam sonhos pessoais, que se transformam em benefícios concretos para toda a sociedade. Salientou que Santa Catarina possui o maior PIB industrial per capita do Brasil. Quase um terço do total das riquezas geradas tem origem na indústria e um terço da força de trabalho é empregada no setor. “Nenhum Estado brasileiro tem uma proporção tão alta de trabalhadores na indústria. Como consequência, nenhum Estado tem a distribuição de renda e a qualidade de vida tão boas quanto a catarinense”, disse.
 
Côrte informou ainda que a indústria puxa o crescimento da economia do Estado, um crescimento que foi três vezes e meia mais robusto que o do país em 2017 e que, de janeiro a abril deste ano, é de 3,2% contra 1,5% da média brasileira, de acordo com o índice IBCR, do Banco Central.
 
Mérito Industrial
 
Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial reconhece, por ano, até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense. A comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. Em 2018, os homenageados da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina foram os industriais Emir Luiz Bressan (Usipe Fundidos e Usinados, de Içara), Gilberto Luiz Zanette (Indústria Santa Luzia, de Braço do Norte), Irani Pamplona Peters (Pamplona Alimentos, de Rio do Sul), Miguel Abuhab (Neogrid, de Joinville), além do presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps.
 
Mérito Sindical
 
A Federação entregou o Mérito Sindical a 21 sindicatos de indústria que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à Fiesc por um longo período.
 
Mérito Sindical 25 anos – categoria BronzeSindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Canoinhas, Três Barras e Major Vieira
Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de São Bento do Sul
Sindicato das Indústrias de Artefatos Plásticos e Brinquedos de Blumenau
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Indaial
Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento
 
Mérito Sindical 30 anos – Categoria PrataSindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Joaçaba
Sindicato da Indústria do Mate de Catanduvas
Sindicato da Indústria da Construção de Balneário Camboriú
Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Mafra
Sindicato das Indústrias Gráficas da Grande Florianópolis
Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Santa Catarina
Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Grande Florianópolis
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Florianópolis
Sindicato das Indústrias da Extração de Pedreiras no Estado de Santa Catarina
Sindicato das Indústrias de Marcenaria, de Móveis de Junco e Vime e de Vassouras e de Cortinados e Estofos de Blumenau
Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Blumenau
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS