quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/06/2018 | 13:50

Itajaí: Unidade de saúde Cordeiros recebe oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Todos os profissionais da Unidade Básica de Saúde Cordeiros participaram, nesta quarta-feira (20), de uma capacitação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). A oficina busca sensibilizar os servidores sobre a importância de incentivar o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos. A unidade também definiu ações para realizar junto à comunidade.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A oficina, realizada com apoio dos tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, aborda a realidade de cada território, buscando ações que possam estimular a promoção da amamentação. Durante a capacitação, os servidores conversam sobre o manejo do aleitamento materno e a prática da alimentação complementar saudável. Também são fornecidas às equipes informações sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

“Todos os profissionais da unidade de saúde, desde a pessoa que faz a limpeza até os atendentes de balcão, são sensibilizados sobre o aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos. Eles devem ficar atentos aos pacientes, abordando e direcionando para orientação sempre que necessário”, comenta a nutricionista da Secretaria de Saúde de Itajaí e responsável pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Alessandra Monestel.

Itajaí é pioneira

Essa é a segunda oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil realizada no município em 2018. A primeira ocorreu na Unidade de Saúde Votorantim e, em agosto, está prevista uma nova capacitação para os servidores da Unidade de Saúde Jardim Esperança. O treinamento das equipes é necessário para obter a certificação do Ministério da Saúde para mais unidades, alcançando seis critérios estabelecidos.

Itajaí foi a primeira cidade de Santa Catarina a conquistar a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Ao todo, seis unidades de saúde já estão certificadas: Canhanduba, Cidade Nova I, Espinheiros, Santa Regina, Costa Cavalcante e Nossa Senhora das Graças. As unidades Cidade Nova II, Promorar II e Itaipava também foram capacitadas e irão receber a certificação nacional, totalizando 23 equipes da Estratégia Saúde da Família qualificadas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS