quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/06/2018 | 09:45

Itajaí amplia número de equipes de Estratégia Saúde da Família

A Secretaria de Saúde de Itajaí ampliou o número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). No quadrimestre deste ano, foram implantadas duas novas equipes nas unidades básicas de saúde da Fazenda e do Rio Bonito, totalizando 52 equipes de ESF para atendimento à população. Com o aumento, a cidade atinge 84,37% de cobertura populacional.

A Estratégia Saúde da Família busca promover a qualidade de vida da população, criando um maior vínculo com os moradores e estimulado hábitos saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças. As equipes de ESF estão instaladas nas unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí.

“Por meio da Estratégia, é possível reorientar o processo de trabalho da Atenção Básica, ampliando a resolutividade dos problemas da população e aplicando de forma mais efetiva o acolhimento à demanda espontânea”, explica a supervisora da ESF em Itajaí, Ana Paola Duarte de Medeiros.

Cada equipe de ESF é composta por, pelo menos, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Esses profissionais são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente três mil pessoas de um determinado território, ofertando diversos serviços de saúde: consultas médicas e de enfermagem, procedimentos ambulatoriais, acompanhamento pré-natal e puericultura, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, grupos de promoção à saúde, visitas domiciliares, entre outras ações.

Ainda em 2018, mais duas equipes de ESF serão implantadas no município. A intenção é que a cobertura populacional do programa chegue a 87,62% dos 212 mil habitantes de Itajaí (IBGE). Já a cobertura de serviços da Atenção Básica no município atinge 100% da população.

“A ampliação das equipes está alinhada ao aumento populacional que vem ocorrendo no município, garantindo mais qualidade no atendimento”, completa Ana Paola.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS