sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Câmara de Vereadora de Itajaí
12/06/2018 | 16:16

A exemplo do Rio, Itajaí pode extinguir canudinhos de plástico

Com a finalidade de reduzir a degradação ambiental, o vereador Thiago Morastoni (MDB) quer que Itajaí elimine o uso de canudinhos de plástico em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques e similares. O Projeto de Lei do parlamentar foi protocolado nesta terça-feira e agora tramita na Câmara de Vereadores.
 

O documento prevê que em substituição aos canudinhos de plástico os estabelecimentos optem por canudos de papel biodegradável e/ou reciclável. As embalagens individuais dos canudos também deverão ser de material semelhante. A ideia foi trazida para Itajaí dada sua importância, mas também porque concorda com as ações que o município vem adotando em proteção ao meio ambiente.

“Nossa cidade está sendo pioneira na região na batalha contra o consumo desenfreado de plástico. Aliando a diminuição dos nossos resíduos a ações de fomento ao desenvolvimento sustentável caminhamos para um futuro próspero e com meio ambiente preservado”, explicou o vereador.

Recentemente, durante a Volvo Ocean Race, Itajaí assinou o protocolo de intenções para ingressar no programa Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos compromissos assumidos com a assinatura é o de redução do consumo de plástico.

De acordo com ambientalistas, os resíduos de plástico são os principais poluidores dos oceanos, causando a mortandade de animais como as tartarugas marinhas. Em conferência no último dia 9, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o mundo enfrenta uma emergência global nos oceanos. “Lixo plástico é agora encontrado nas áreas mais remotas do planeta”.

O projeto de lei seguiu para análise das comissões técnicas da Câmara de Vereadores e em seguida será pautado para votação. Caso vire lei, a iniciativa prevê multa de cinco UFMs (unidades fiscais do município) e 10 UFMs em caso de reincidência para quem descumprir a norma.

Projeto tem tudo para ser aprovado

Na semana que passou a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou projeto semelhante, levando a discussão a outras capitais brasileiras. Pelo menos São Paulo e Goiânia já discutem o veto ao canudinho de plástico, uma vez que o material pode levar até 100 anos para se decompor no meio ambiente.  

Não é de hoje que o vereador Thiago Morastoni é um defensor das causas ambientais. Em seu gabinete há separação de lixo e grande parte do papel utilizado é armazenado e levado para cooperativas de reciclagem. Antes mesmo de a Câmara de Vereadores adotar o uso de canecas e squeezes para os servidores, como ocorreu recentemente, o vereador já levava sua própria caneca para as sessões com a finalidade de evitar o uso de copos descartáveis.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS