terça, 16 de abril de 2024
Geral
Foto: Imagem meramente ilustrativa
06/06/2018 | 19:14

Ótima notícia: Está confirmado: Porto de Itajaí vai importar veículos

O Porto de Itajaí recebe nesta sexta-feira e sábado, dias 08 e 09, uma carga de 500 automóveis da General Motors que foram embarcados no México. Os veículos, de alto valor agregado, estão a bordo do navio Apollon Highway e serão operados no sistema Roll on Roll off, ou seja, os veículos descerão do navio rodando e serão conduzidos até o Recinto Alfandegado Contíguo. A operação ficará por conta da APM Terminals Itajaí, no berço 2. A atracação está prevista para as 15h de sexta e, a saída, 19h de sabado.

A vinda dessas operações para Santa Catarina vem sendo negociada já há certo tempo pelo Governo do Estado. São importações que até então entravam no País pelo porto de Rio Grande e foram transferidas para o SC devido aos incentivos ficais oferecidos. O fato da APM Group, controlador da APM Terminals Itajaí operar carros da GM em outros portos do mundo, também teria pesado na escolha por Itajaí.

O Estado não informou o valor que essas importações devem gerar em impostos após o período de vigência dos incentivos fiscais, mas acredita-se que somente em ICMS os valores arrecadados devem ultrapassar 12 dígitos até 2021.

Continuidade

Essa escala teste deve ser apenas uma de muitas outras. Segundo a Superintendência do Porto de Itajaí, estão programadas outras escalas a partir de junho até o final do ano, a cada 15 ou 20 dias, com o desembarque de cerca de mil veículos por atracação. As operações ocorrerão no berço 3 do Porto Público, estarão a cargo da APM Terminals e serão monitoradas pela GM, que deve avaliar e definir se continuará importando por Itajaí ou desloca a carga para outros portos.

Diante desse novo tipo de operação na margem direita do Complexo Portuário do Itajaí, a APM Terminals está buscando junto ao mercado imobiliário áreas para locação nas proximidades do porto, para que sejam transformadas em pátios de armazenagem.

Fonte: Revista Portuária Economia e Negócios - Editora Bittencourt


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS