sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/05/2018 | 09:48

Micro-ônibus elétrico é testado em Balneário Camboriú

Com o intuito de criar um transporte público alternativo nas linhas intermediárias da cidade e com pouco impacto ambiental, a Prefeitura de Balneário Camboriú testou nesta terça-feira (22) um micro-ônibus elétrico. A ação faz parte da construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que busca alternativas eficazes e sustentáveis para a cidade.

O micro-ônibus partiu da Avenida Santa Catarina até a Barra Sul, passou pela Avenida Atlântica, indo até a Alvin Bauer. Percorreram o trajeto representantes do Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN), Consultran (vencedora da licitação para a construção do Plano Municipal de Mobilidade) e da empresa Volare - única fabricante do veículo no Brasil.

O micro-ônibus tem tecnologia chinesa. Possui bateria com duração de 1h30 até 3h, com autonomia de 220 km. O veículo tem capacidade para 22 pessoas sentadas e 15 em pé. Apenas uma cidade brasileira utiliza o micro-ônibus. Já o transporte público movido a eletricidade já é utilizado em grandes cidades do Brasil, como Brasília, Campinas, Santos e São Paulo.

A intenção do Governo Municipal, de acordo com o prefeito Fabrício Oliveira, é criar mais rotas alternativas nos bairros da cidade. “Melhorar a mobilidade urbana do município, atingindo o maior número de regiões é a nossa intenção com esse projeto. O transporte público elétrico é uma alternativa sustentável e eficiente, já utilizada em outras cidades do país”, disse ele.

“Teremos como critérios de avaliação, a situação termoacústica, adaptação de nivelamento à calçada, potência e custo de operação”, disse o diretor do Departamento de Trânsito, Carlos Santi. A intenção do FUMTRAN é de que o estudo sobre o micro-ônibus seja concluído em 60 dias.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS