quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/05/2018 | 15:22

Projeto PsicoTransitando alerta motoristas sobre os riscos de imprudências ao volante

Na noite desta terça-feira, 15, os alunos de Psicologia da Faculdade Avantis colocaram em prática o projeto PsicoTransitando, com a temática “Por um trânsito mais feliz”. Alusiva à campanha Maio Amarelo, a ação foi realizada nas margens da BR 101. Com o apoio da Policia Rodoviária Federal e dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú, os acadêmicos da instituição abordaram motoristas com o intuito de conscientizar sobre os perigos no trânsito e como torná-lo mais seguro.

Vestidos e maquiados de branco, os estudantes carregavam placas que alertavam sobre as imprudências ao volante. Durante a ação, foi aplicada uma pesquisa sobre comportamento de risco, como uso do celular, ultrapassagem do sinal fechado e consumo de bebida alcoólica. “Os alunos representavam as inúmeras vidas perdidas em acidentes decorrentes destes comportamentos”, explica a professora de Psicologia da Avantis, Andreia Martins, que coordenou a ação. Ainda de acordo com a docente, o objetivo da dramatização foi mostrar que o trânsito é feito de vidas e atitudes conscientes.

De acordo com dados da Policia Rodoviária Federal, desde o início deste ano foram registrados na BR 101, entre os quilômetros que cruzam Balneário Camboriú, 114 acidentes, sendo três com vítimas fatais. O movimento Maio Amarelo tem como objetivo alertar os motoristas sobre estes números através de ações com abordagens educativas. “É importante a participação dos alunos, pois a encenação teatral impacta e faz a comunidade repensar sobre o assunto. Além disso, cada motorista abordado vê que tem mais pessoas envolvidas e não somente os agentes de trânsito e a polícia. Isto dá mais força ao movimento”, destaca Sergio Rafael Melati, chefe de Educação para o Trânsito e Cidadania da Superintendência Regional da PRF em Santa Catarina.

João Ferreira da Silva, um dos motoristas abordados pela ação, comenta sobre a iniciativa de conscientização. “É importante alertar cada vez mais os motoristas sobre os riscos. A vida está em primeiro lugar e por isso temos que tomar cuidado redobrado, cuidando da gente e do motorista da frente”, finaliza.

 

Crédito das fotos: Adriana Schimila

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS