sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/05/2018 | 09:23

Primeiro dia de treinamento tem resgate de civis e transporte de feridos

A Defesa Civil de Itajaí participa até quinta-feira (17) do simulado integrado de resposta a desastres, organizado pelo Governo Federal em conjunto com o Exército. Na tarde de hoje (15), o primeiro dia de treinamento foi destinado ao regaste de civis.

Na primeira ação simulada na rua Valdevino Vieira Cordeiros, no bairro Ressacada, uma pessoa acionou a Defesa Civil às 13h03 para pedir socorro. Um deslizamento de terra no local teria deixado duas pessoas feridas. Após 15 minutos, as equipes da Defesa Civil e do Exército chegaram ao local para verificar a situação. Em seguida, os militares prestaram os primeiros socorros às duas vítimas e 20 minutos depois da chegada das equipes, os feridos foram encaminhados para uma unidade de saúde.

“Estes simulados são fundamentais para nos mantermos sempre preparados e agirmos com eficiência durante um possível desastre. Nestes dias, a movimentação de viaturas e das equipes será intensa, mas a comunidade não precisa se preocupar. Este exercício busca a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

Para acompanhamento da imprensa, os treinamentos continuam nesta quarta-feira (16), às 9h, quando será realizado o transporte de feridos na rua Ivo Atanásio Veiga (atrás do Cemitério da Fazenda). Às 14h, a simulação continua no cruzamento da BR-101 com a avenida Governador Adolfo Konder. Será realizado o transporte de feridos e corpos. As simulações encerram com mais uma ação de resgate de civis, às 17h, na rua Otaviano Feller, no bairro São Vicente.

O objetivo é a capacitação dos profissionais e integração das mais diferentes esferas do governo. Nosso Estado é o que apresenta a maior variação climática do país e o histórico de ocorrências demonstra que os catarinenses devem estar preparados. Atualmente, Santa Catarina é referência em estrutura de proteção e defesa civil.

Devido à flexibilidade do simulado, poderá ocorrer mudança nos locais de operação. Mais informações poderão ser obtidas com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil Estadual, pelo número (48) 991853889 (Telefone e WhatsApp).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS