sexta, 29 de março de 2024
Geral
11/05/2018 | 10:16

Resultados dependem de líderes informados, engajados e apaixonados

Peter Walker, sócio cofundador da R&G Global Consultants, fez sua apresentação na Expogestão 2018 baseada em experiências vivenciadas na prática e estudos de casos. Walker e outros executivos foram inspirados por Jack Welch durante o radical processo de transformação da multinacional GE a fundar, em 2004, a R&G Global, que tem os direitos autorais da metodologia LeanSix Sigma e é responsável por programas globais de excelência em grandes companhias.

Na palestra Das mudanças individuais à geração de resultados, Walker utilizou o palco da Expogestão para explicar o Processo de Aceleração de Mudança e defendeu a vital importância da ação pessoal dos líderes e da paixão das pessoas pela organização para que os resultados sejam alcançados. “O comportamento individual e a definição de métricas são responsáveis por 80% da mudança corporativa”, sintetizou o consultor.

Não importa o cargo que a pessoa ocupa ou sua função, todos têm a responsabilidade de se envolver e ajudar a organização a elevar o desempenho para um nível superior. Falou sobre a importância do planejamento e da definição de metas e métricas que possam mensurar resultados. E as metas precisam ser audaciosas. Não vai haver resultados extraordinários, sem alvos ousados, destacou Walker.

O palestrante repassou alguns pontos que precisam ser analisados para que uma companhia possa dar o salto para a excelência: preço e mix de produtos, que é praticamente regulado pelo mercado; volume adicional, que tem um custo extra; e produtividade, aspecto que a maioria já cortou custos ao máximo.

Com as metas definidas, os grupos de trabalho traçam planos de ação, analisam os impactos em outras áreas. Por exemplo, ao decidir cortar custos de manutenção é preciso prever que pode causar um prejuízo maior no médio prazo com a baixa qualidade da manutenção.

A redução de custos é meta e a revisão de processos é consequência. E aí entra um ponto que Walker considera vital: a motivação. “Sem motivação, plano nenhum tem continuidade”. A motivação está ligada diretamente ao sucesso de toda mudança.

O processo principal da empresa precisa ser alvo da redução de custos. É preciso encontrar formas diferentes de fazer o que é realizado hoje. Para isso tem que conhecer bem o processo. Ter dados e indicadores que mensuram o desempenho. Esses números, que não podem ser mascarados, devem ser analisados com atenção e, assim, ter subsídios para encontrar uma maneira de fazer melhor diariamente.

Metodologia eficaz, ferramentas adequadas e análise correta de dados não são suficientes para o sucesso. Sem líderes bem informados, entusiasmados e apaixonados não tem como um projeto dar certo. Os gestores precisam entender que melhorar a empresa é mais importante que manter os seus cargos. O gestor tem que estar sempre insatisfeito com a situação atual e convidar as pessoas que trabalham com ele a desafiar suas ideias, suas crenças e quebrar seus paradigmas.

Usando casos de sucesso da GE, FedEx e de um terminal portuário canadense, Walker ensinou que é necessário aprender com a perspectiva de quem está de fora, especialmente os clientes. Os paradigmas, crenças que consideramos verdadeiras e ditam nossa maneira de agir, podem ser quebrados com fatos e dados que não enxergamos porque estamos fechados em nosso “mundo”.

Os líderes do futuro são os que estão abertos à mudança, aceitam a quebra de paradigmas. Para isso, as empresas precisam treinar suas pessoas agora para esse modo de trabalhar. Por fim, ressaltou novamente a importância de líderes informados, engajados e apaixonados e “convictos de que nunca estarão satisfeitos com a situação atual”. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS