sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/05/2018 | 09:53

Região Sul tem potencial para exportar produtos lácteos

Ampliar os mercados para o leite produzido na região Sul do País com foco na exportação de produtos lácteos. Esse foi um dos objetivos da reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB) realizada em Chapecó, nesta terça-feira (08), com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) João Martins e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) José Zeferino Pedrozo.

A reunião contou também com a presença do secretário de agricultura e da pesca de SC Airton Spies e demais representantes da cadeia produtiva do leite na região Sul a qual representa 38% da produção do Brasil.

Os desafios e oportunidades foram explanados durante o encontro. Acredita-se que a região Sul é capaz de produzir o leite mais competitivo do mundo. Para isso, o setor deve passar por uma grande transformação. Para ser competitivo, é necessário que o leite produzido tenha alta qualidade, custo baixo de produção e cadeia produtiva com logística eficiente.

“Minha principal bandeira na gestão da CNA é tornarmos o Brasil um grande exportador de produtos lácteos. Nossa ideia é exportar no mínimo 5% da produção brasileira. Vamos hoje sair daqui com linhas claras. A região tem um bom diagnóstico da cadeia leiteira não só do processo produtivo como da indústria, temos ferramentas na mão para identificarmos a probabilidade de sermos exportadores. Tudo passa pela eficiência do produtor rural e a região sul reúne todas as condições para ser o núcleo de onde nós podemos exportar leite, principalmente o em pó. E nós vamos exportar, ninguém tenha dúvida de que vamos fazer isso”, declarou o presidente da CNA, João Martins.

De acordo com o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, a região Sul tem condições de exportar, principalmente pela qualidade do rebanho e por abrigar grandes indústrias. “Temos que fazer a nossa parte com uma produção de qualidade e alto nível. Estamos iniciando hoje essa longa caminhada que só será encerrada com a exportação de produtos lácteos para inúmeros países. A partir desse momento abrimos expectativas de um mercado promissor para um futuro próximo”, reforçou.

PRODUÇÃO NO SUL

Os três estados do Sul produziram 12,8 bilhões de litros de leite em 2017 – 38% do total produzido no País. As expectativas são de que até 2025 a região produza mais da metade de todo leite brasileiro.

A região formada pelo Sudoeste do Paraná, Oeste Catarinense e Noroeste do Rio Grande do Sul pode ser chamada de a “Nova Meca” do leite no Brasil já que apresenta o maior crescimento na produção e é também onde as indústrias de lacticínios têm feito os maiores investimentos nos últimos 10 anos.

Em Santa Catarina, o leite já é a atividade agropecuária com o maior crescimento. Envolvendo 45 mil produtores em todo o Estado, a produção girou em torno de 3,4 bilhões de litros em 2017 – um incremento de 8% em relação ao ano anterior. Os números consolidaram o Estado como o quarto maior produtor de leite do País.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS